FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


terça-feira, 31 de maio de 2011



                                                                    1 DE JUNHO

                                                          Dia da Imprensa


O que seria do mundo sem os veículos de comunicação, falada ou escrita? Como seriam as informados os bilhões de habitantes do planeta?
Além da finalidade de transmitir notícias, a imprensa tem um papel muito importante, que é a defesa dos direitos humanos. denunciando as injustiças que acontecem ou podem acontecer, a imprensa é a maior garantia de defesa da liberdade com que conta o cidadão.

A história da imprensa no Brasil tem seu início em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias européias no continente a imprensa se fazia presente desde o século XVI.


O primeiro jornal editado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro que começou a circular em 10 de setembro de 1808. Por isso, o dia 10 de setembro foi consagrado como o Dia da Imprensa.
Editada pela imprensa Régia, fundada por D. João VI, a Gazeta do Rio de Janeiro era dirigida pelo frade Tibúrcio Rocha
                                                                           


                                                                     5 DE JUNHO
                                   DIA MUNDIALDO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc.XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!

Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.

Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

SUGESTÕES PARA FESTA JUNINA

VEJAM QUE LINDAS SUGESTÕES. FORAM RETIRADAS À PARTIR DO SITE DA JACIRINHA. ESTE BLOG É DEZ!





SÍMBOLOS DAS FESTAS JUNINAS

                                            
As festas juninas vieram para o Brasil na época da colonização, trazidas pelos portugueses. São de origem francesa, por isso nas danças aparecem várias palavras nessa língua.Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, que traduzem a crendice da população de cada região. Cada um desses símbolos tem um significado para a festa.
♥A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de “quadrille”, mas é de origem inglesa, uma dança de camponeses chamada “campesine”. Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e os agradecimentos aos santos pelas boas safras nas plantações.
♥O casamento caipira faz uma sátira aos casamentos tradicionais. A noiva está grávida e o pai da mesma obriga o rapaz a se casar. A apresentação do casamento na roça é muito engraçada, pois o noivo aparece bêbado, tentando fugir do altar por várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva que lhe aponta uma espingarda. Este conta com o apoio do delegado da cidade e do padre para que o casamento seja realizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.
A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de são João e a triangular de são Pedro.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos. Os balões não são mais usados, podem ocasionar vários incêndios, caindo em locais perigosos e destruindo a natureza.
Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos, além de servir para acordar são João com o barulho.
A lavagem dos santos é o momento em que as suas bandeiras são mergulhadas em água, para trazer purificação. As bandeirolas representam as bandeiras dos santos, levando purificação a todo o local da festa.
O pau de sebo é uma brincadeira com o objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está afixada em seu topo. Com essa diversão a festa fica mais animada, pois as pessoas têm que subir no mastro, lambuzado de gordura. Muitas vezes, os participantes vão subindo nos ombros uns dos outros, até conseguirem pegar o prêmio, que acaba servindo para pagar parte de suas despesas na festa.
As simpatias proporcionam aos convidados maior sorte no amor. Os santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas santo Antônio é o mais influente deles. Nessas práticas, a imagem do santo é castigada, até que a pessoa consiga encontrar um amor.
♥As comidas típicas também são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho, a festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, Mané pelado, dentre outras.
♥♥♥
Fonte: http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/simbolos-festa-junina.htm

DATAS COMEMORATIVAS DE JUNHO

01 • Semana Mundial do Meio Ambiente
01 • Dia de Caxias
01 • Primeira transmissão de TV no Brasil
01. Dia da Imprensa
03 • Dia Mundial do Administrador de Pessoal
03 • Pentecostes
05 • Dia da Ecologia
05 • Dia Mundial do Meio Ambiente
07 • Dia da Liberdade de Imprensa
08 • Dia do Citricultor
09 • Dia do Porteiro
09 • Dia do Tenista
09 • Dia da Imunização
09 • Dia Nacional de Anchieta
10 • Dia da Artilharia
10 • Dia da Língua Portuguesa
10 • Dia da Raça
11 • Dia da Marinha Brasileira
11 • Dia do Educador Sanitário
12 • Dia do Correio Aéreo Nacional
12 • Dia dos Namorados
13 • Dia de Santo Antônio
13 • Dia do Turista
14 • Dia do Solista
14 • Dia Universal de Deus
17 • Dia do Funcionário Público Aposentado
18 • Dia do Químico
18 • Imigração Japonesa
19 • Dia do Cinema Brasileiro
20 • Dia do Revendedor
21 • Dia da Mídia
21 • Dia do Imigrante
21 • Dia Universal Olímpico
21 • Início do inverno
23 . Corpus Christi
24 • Dia das Empresas Gráficas
24 • Dia de São João
24 • Dia Internacional do Leite
26 . Dia do Metrologista
27 • Dia Nacional do Progresso
28 • Dia da Renovação Espiritual
29 • Dia de São Pedro e São Paulo
29 • Dia do Papa
29 • Dia da Telefonista
29 • Dia do Pescador

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROVINHA BRASIL

Informamos que a Orientadora Alcione, da E.M. Sagrado Coração de Jesus, nos pontuou que a resposta da questão nº 20 da Provinha Brail, não está correta no Gabarito. Desta forma, a Carla Mello solicitou que esta questão seja considerada CERTA, independentemente da resposta do aluno. Desta forma não teremos prejudicado o índice de aprovação na contagem final.
OBS - Solictamos que a entrega dos resultados não ultrapasse à data limite de 06 DE JUNHO.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

FÁBULA AFRICANA

                                                   A TROMBA DO ELEFANTE





Antigamente, Ajanaku, o elefante, tinha focinho curto como todos os animais.

Não possuía a grande tromba que tem agora e que lhe é muito útil, servindo de braço e mão, além de nariz.

Quando não tinha tromba, o elefante era muito curioso e gostava de saber tudo o que acontecia na floresta.

Certo dia, encontrou um buraco entre as raízes de uma grande árvore e, curioso como era, enfiou o nariz nele para saber do que se tratava.

Acontece que aquele buraco era a entrada da casa de uma cobra muito grande que, vendo aquele nariz fuçando sua casa, abocanhou-o, tentando engolir nosso pobre Ajanaku.

Lamentando sua curiosidade, Ajanaku andava para trás, para não ser engolido pela cobra, que o puxava para dentro do buraco.

– Socorro! – gritava Ajanaku desesperado, sentindo que não ia conseguir se livrar da grande cobra.

Ouvindo seus gritos, muitos animais vieram em seu socorro e, segurando em seu rabo, puxaram com força, para livrá-lo da cobra.

Não foi fácil, mas finalmente, conseguiram salvar nosso amigo, que, de tanto puxar, teve seu nariz esticado e transformado na tromba que agora possui.

No início, Ajanaku, envergonhado de sua nova e estranha aparência, ficou escondido dentro da floresta.

Com o tempo, aprendeu a usar a tromba com muita habilidade, da forma como fazem todos os elefantes atualmente.

Satisfeito, voltou ao convívio dos outros bichos.

Um dia, o macaco, que gosta de imitar todo mundo, foi enfiar o nariz no buraco, para ver se criava uma tromba igual a do elefante. A cobra, que ainda morava no mesmo lugar, engoliu o macaco inteirinho, com muita facilidade.

É por isso que, mesmo sentindo inveja, nenhum bicho nunca mais tentou imitar o elefante para ficar com uma tromba igual a dele.

MARTINS, Adilson. O papagaio que não gostava de mentiras e outras fábulas africanas. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.

PROVINHA BRASIL

A  PROVINHA BRASIL ACONTECERÁ NO DIA 24/05/2011 PARA AS TURMAS DO SEGUNDO ANO.
JÁ FOI ENVIADO PARA AS ESCOLAS O QUADRO COM AS TURMAS QUE FARÃO A PROVA.
        SAIBA CUIDAR...

O PLANETA TERRA É FORMADO POR 71% DE ÁGUA: 
                               97,5%       É água salgada e está nos mares e oceanos;
                               2,493%     É água doce, mas está em geleiras e regiões subter
                                                râneas;
                               0,007%     É água doce de fácil acesso para o consumo huma
                                                no, encontrada nos rios, lagos e na atmosfera.
               
                                                        

                                             

SITUAÇÕES DE DESPERDÍCIO

Nos últimos anos, a população tem crescido significativamente. Com isso, aumentou também o consumo de água.
Esse aumento, aliado ao uso desordenado desse recurso tão importante para a vida humana, causa impactos negativos ao meio ambiente.
Para minimizá-los, cada um deve fazer a sua parte, racionando o uso da água. Analisem as seguintes situações de desperdício (cálculos para uma família de 5 pessoas):
  • Torneira pingando: 1 litro em 24 minutos; 60 litros em um dia; 1800 litros em um mês;
  • Torneira vazando: l litro em l minuto e 50 segundos; 785 litros em um dia; 24 mil litros em um mês;
  • Escovar os dentes com a torneira aberta: considerando que uma pessoa escove os dentes em 1 minuto, temos: 5 pessoas x 2 vezes por dia x 5 litros x 30 dias = 1500 litros por mês;
  • Chuveiro: considerando que uma pessoa passe 5 minutos tomando banho com o chuveiro aberto (gastando l litro por minuto), temos 5 pessoas x 25 litros x 30 dias = 3750 litros por mês.
Aproveitem para discutir com seus alunos, o problema da água nas grandes e pequenas cidades. Após o debate procure reportagens sobre o desperdício de água no planeta e com os alunos, monte um painel informativo para a sala (ou para a escola).

PARA LER E ADIVINHAR

Colegas, leiam e tentem adivinhar. No próximo mês, postaremos as respostas.


1 - DEZ E DEZ NÃO SÃO VINTE, PORÉM, COM MAIS CINQUENTA SÃO ONZE. QUEM SÃO?      ?

2 - UMA BOIADA DE CEM BOIS VAI NUMA ESTRADA. NO CAMINHO MORREM QUARENTA. QUANTOS FICARAM?

3 - EU IA PARA UMA ALDEIA, QUANDO ENCONTREI UM HOMEM ACOMPANHADO DE SETE MULHERES. CADA MULHER TINHA SETE SACOS, CADA SACO SETE GATOS, CADA GATO SETE GATINHOS. QUANTOS ESTAVAM INDO PARA A ALDEIA?     ?

4 - QUATRO ROMANOS E UM INGLÊS VIAJAVAM DE AUTOMÓVEL. COMO É O NOME DA MULHER QUE DIRIGE O CARRO?
                                              ?

5 - SÃO DES IRMÃOS, UM USA CHAPÉU E NOVE NÃO. QUEM SÃO?

6 - TIRE DE QUARENTA ATÉ FICAR CINQUENTA.

7 - BOTINHA E MEIA, E BOTINHA E MEIA. QUANTOS PARES SÃO?

8 - UMA MEIA MEIO FEITA; OUTRA POR FAZER. DIGA MINHA MENINA, QUANTAS MEIAS VEM A SER?       ?

terça-feira, 10 de maio de 2011

Linguagem Verbal e Não-Verbal

No cotidiano, sem percebermos usamos freqüentemente a linguagem verbal, quando por algum motivo em especial não a utilizamos, então poderemos usar a linguagem não verbal.
Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comuni-cação. A linguagem não-verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza.
Dentro do contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação não-verbal.
Exemplos: sinalização de trânsito, semáforo, logotipos, bandeiras, uso de cores para chamar a atenção ou exprimir uma mensagem.
É muito interessante observar que para manter uma comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja, verbal ou não-verbal.
Linguagem mista é o uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não-verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo.



A pintura de Tarsila de Amaral é um exemplo de linguagem não-verbal dentro da pintura. Para cada pessoa será uma mensagem.


                                                              Soneto de Fidelidade
                                                   “De tudo ao meu amor serei atento
                                                Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
                                                 Que mesmo em face do maior encanto
                                                 Dele se encante mais meu pensamento.
                                                 Quero vivê-lo em cada vão momento
                                              E em seu louvor hei de espalhar meu canto
                                                 E rir meu riso e derramar meu pranto
                                                 Ao seu pesar ou seu contentamento
                                              E assim, quando mais tarde me procure
                                            Quem sabe a morte, angústia de quem vive
                                             Quem sabe a solidão, fim de quem ama
                                              Eu possa me dizer do amor (que tive):
                                           Que não seja imortal, posto que é chama
                                              Mas que seja infinito enquanto dure.
                                                       (Até um dia meu anjo)”
O Soneto de Fidelidade de Vinícius de Morais corresponde a um belo exemplo de linguagem verbal, através de palavras.


O semáforo é um exemplo de linguagem não-verbal. Um objeto capaz de interferir na vida do ser humano de forma tão extraordinária, onde o sentido das cores comanda o trânsito.



Na história em quadrinhos de Maurício de Sousa fica bem claro como pode ocorrer ao mesmo tempo linguagem verbal e não-verbal, chamada de linguagem mista. Tem palavras e figuras.



A foto mostra uma mímica, através da feição do protagonista tem um significado, uma mensagem. Aqui ocorre linguagem não-verbal.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PROFESSORES DO 1º ANO ESCOLAR

As Psicólogas Tânia e Elizabeth irão realizar a 'CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÕES EMOCIONAIS', nos dias:
- 12/05, no turno da manhã (8h30); e
- 19/05, no turno da tarde (13h00).
O encontro será realizado no CIEP 186 - NOVO HORIZONTE.
PS - Pegar o ônibus Novo Horizonte e pedir para saltar no 2º ponto depois do Educandário.                                                

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

                                                          

A família deve se reunir para firmar os laços afetivos
O dia da família é uma data internacionalmente conhecida, comemorada em 15 de maio, desde 1994. Nesta data, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.
A família é composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituída por todos os parentescos, como pais, avós, tios, primos, netos, sobrinhos, dentre outros.
Antigamente as famílias eram patriarcais, se apresentavam com um núcleo composto por marido, mulher e filhos. Os pais eram muito distantes dos filhos, quase não conversavam com os mesmos e eram tidos como os chefes das famílias, tendo que ser respeitados por todos. Era um tempo muito severo.
Hoje em dia as famílias se transformaram muito, em razão das mudanças socioculturais, econômicas e religiosas. Os fatores que mais influenciaram na transformação das famílias foram as modernidades, as conquistas da mulher no mercado de trabalho. As mulheres não se encontram mais dependentes dos maridos, conseguem se manter financeiramente e por isso o número de divórcios aumentou muito nos últimos anos.
Nesta data é importante que as pessoas revejam seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa, pois temos visto problemas familiares sérios, em razão das pessoas casarem e não assumirem suas responsabilidades dentro do lar. São homens que priorizam outras atividades e deixam mulheres e filhos sozinhos em casa, assim como mulheres que não querem assumir o papel de esposa, tomando as responsabilidades da casa, mesmo trabalhando fora.
É muito importante a vida em família, pois as pessoas necessitam umas das outras. Além disso, compartilhar momentos de afetividade com os parentes só faz bem para as pessoas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.
Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos anos aconteceu uma mudança brusca no perfil das famílias, hoje os casais têm apenas um ou dois filhos.

DIA DO GARI

                                                         16 DE MAIO - DIA DO GARI
                            
                                        

QUEM SÃO OS GARIS?
No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.
Apesar de imprescindíveis para a manutenção da limpeza das cidades, o gari quase sempre passa despercebido nas ruas. As pessoas costumam considerar o trabalhador braçal apenas como sombra na sociedade, seres invisíveis, sem nome. O gari enfrenta o drama da “invisibilidade pública”, ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde se enxerga somente a função e não a pessoa.
Em Portugal, eram conhecidos como "almeida", em homenagem a um cidadão com Almeida no nome, que foi diretor-geral da limpeza urbana da capital portuguesa. O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da Cidade do Rio de Janeiro - o francês Aleixo Gary.
O empresário Aleixo Gary assinou contrato, em 11 de outubro de 1876, com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O serviço incluía remoção de lixo das casas e praias e posterior transporte para a Ilha de Sapucaia, onde hoje fica o bairro Caju.

Ele permaneceu no cargo até o vencimento do contrato, em1891. Em seu lugar, entrou o primo Luciano Gary.
A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços deixavam a desejar.
Em 1906, a superintendência tinha 1.084 animais, número insuficiente para carregar as 560 toneladas de lixo da cidade. Assim, da tração animal passou-se à tração mecânica, e depois ao uso do caminhão.

O GARI
O gari representa faxineiros e serventes...
Em seu lugar, as máquinas não têm a eficiência.
Se não feita pelo gari, a limpeza parece ausente.
O trabalho simples, requer ordem e paciência.
Repare no gari: - Parece um ser "imantado".
Apesar do mérito de seu serviço, é mal remunerado.
Sendo irrisório o seu ganho, sobrevive mal alimentado.
Mas com todas as dificuldades, o gari é educado...
É uma educação vinda de berço e da sua criação.
Com pouco estudo, o gari se sujeita à humilhação!
No Brasil, o salário mínimo é sinônimo de fome,
Que não sustenta a família e nem a um só homem!
Mais que um mero político, o gari merece respeito,
Para ele, ser honesto e trabalhar correto é normal.
Numa sociedade, os que assim procedem são aceitos.
Pena não haver ganho digno ao trabalhador braçal,
E, com todos os problemas, o gari leva à alegria geral!!!
Autor: Manoel de Almeida (Manal)

DESAFIO

Colegas, lembram do desafio lançado no mês passado? Estamos repassando as diversas possibilidades que se formaram com os textos, mudando apenas as pontuações.


1a) Perdoar? Impossível! Mandar para a forca se o tribunal condena, eu não apelo.
1b) Perdoar. Impossível mandar para a forca! Se o tribunal condena, eu não! Apelo!


2a) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! Ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta ao alfaiate. Nada aos pobres.
2b) Deixo os meus bens a minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta ao alfaiate. Nada aos
pobres.
2c) Deixo os meus bens a minha irmã? Não! Ao meu sobrinho jamais! Será paga a aconta ao alfaiate. Nada aos pobres.

3) Matar o rei não, é pecado.
a) HOJE - Conforme entendimento telefõnico, o acordo sobre as partes deverá ser firmado hoje, não amanhã.
b) AMANHÃ - Conforme entendimento telefônico, o acordo sobre as partes deverá ser firmado, hoje não, amanhã.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

NOSSAS FOTOS








SUGESTÕES DE MÚSICAS : AFRICANIDADE

  • DANDALUNDA;
  • MAMALU ( BIA BEDRAN );
  • O MESTRE SALA DOS MARES; 
  • PRETA PRETINHA ;
  • DANDARA; ( IVAN LINS E SIMONE );
  • MEU GURI;
  • MAMA ÁFRICA (CHICO CÉSAR );
  • CHEGANÇA;
  • CIRANDAS ( MARIA BETÂNIA );
  • ´PÉROLA NEGRA ( LUÍZ MELODIA ).

SUGESTÕES DE LITERATURA INFANTOJUVENIL COM A TEMÁTICA AFRICANIDADE

  • BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA;
  • MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA;
  • A BONEQUINHA PRETA;
  • O CASAMENTO DA DONA BARATINHA;
  • O PRESENTE DE OSSANHA;
  • O MENINO NITO;
  • A OVELHA NEGRA;
  • GALINHA D'ANGOLA;
  • AS PANQUECAS DE MAMA PANYA;
  • FELIZ ANIVERSÁRIO JAMELA;
  • A GOTA MÁGICA;
  • O PAPAGAIO QUE NÃO GOSTAVA DE MENTIRAS ( FÁBULAS  AFRICANAS );
  • FALANDO BANTO.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES : AFRICANIDADE




terça-feira, 3 de maio de 2011

DINÂMICAS

Seguem algumas sugestões de dinâmicas, para variadas faixas etárias. Algumas podem ser adaptadas às necessidades de seus alunos.




ATIVIDADE LÚDICA
- é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira. Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. Assim, brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e ajudam em testes cognitivos. Através da atividade lúdica, a criança aprenderá , de uma maneira agradável, com brincadeiras tais como: jogo de damas, gincana cultural, brincadeiras como boliche, onde cada garrafa que ele derrubar responderá uma pergunta,etc. Será um fator facilitador para o aprendizado, pois sentirá prazer em estar participando ao mesmo tempo que estará se desenvolvendo nas diferentes áreas da Educação.
TRANSPORTANDO CONFETES
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Confetes, pratos e canudos
ATIVIDADE: O professor colocará em cada mesa 2 pratos, um com 10 confetes e outro vazio, distribuirá entre as crianças os canudinhos, ao sinal do professor as crianças deverão sugar os confetes com os canudinhos e transportá-los para o outro prato, quem conseguir transportar mais rápido todos os confetes ganhará a competição.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Coordenação;
- Atenção;
- Capacidade de sugar e segurar;
- Habilidade.

SACO SURPRESA
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE: O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e dento deles escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e cada criança deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se errar não marcará nada.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de linguagem.

OBSTÁCULOS COM GARRAFAS
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, água, anilina, glitter.
ATIVIDADE: O professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa de Coca-Cola. Juntos, encherão a garrafa de água, colocarão anilina e glitter. As garrafas ficarão coloridas e brilhantes, servirá também para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é fazer de obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que quiser em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará pelo mesmo caminho que fizeram ora sozinhos, ora acompanhados.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial

OLHO MÁGICO
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.
ATIVIDADE: A professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando a mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através do buraco.
OBJETIVOS:
- Percepção visual;
- Coordenação visual e manual;
- Destreza manual;
- Observação;
- Imaginação;
- Fazer comparações;
- Reconhecimento de formas.

ORDENS CONTRÁRIAS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE:O condutor deve colocar as crianças enfileiradas na posição horizontal e dar ordens para as crianças, porém as crianças devem fazer exatamente o contrário que o condutor mandar, se alguma criança obedecer a ordem será eliminada.
OBJETIVOS:
- Integração da sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Agilidade;
- Compreensão;
- Percepção auditiva.

PALAVRA CHAVE
IDADE = 5 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE: O professor contará uma história e, dentro dela, irá falar uma palavra chave. Todas as vezes que repetir esta palavra, as crianças deverão bater palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral.

PALAVRA SURPRESA
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE: O professor deve colocar um aluno para fora da sala. Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata), depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava fora da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta. OBS: Se a classe for muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno, mas se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVOS:
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.

PALAVRAS AO VENTO
IDADE = A partir dos 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE: Um aluno escreverá uma palavra bem lentamente no ar, os outros alunos deverão descobrir que palavra ele escreveu. Quando ele terminar, cada aluno na sua vez dirá o que ele escreveu, para cada aluno que acertar marcará um ponto, se caso ninguém acertar, o aluno não passa a sua vez e continua a escrever, mas se alguém acertar ele passará sua vez para o próximo.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação.

PALAVRAS ESCONDIDAS
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE: O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.

PALAVRAS NA SEQUÊNCIA
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE: As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente, elas não podem alterar a ordem das palavras e nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Sequência.

PALAVRAS PROIBIDAS
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVOS
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.

PARA QUE SERVE
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE: O professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta: “Este objeto serve para pintar !”. As crianças deverão tentar adivinhar dizendo os objetos que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera, pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas, dificultando na medida do possível. O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o que tiver mais pontos.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Linguagem oral.

PASSAGEM PELOS VÃOS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Garrafas de plástico vazias e uma bola.
ATIVIDADE: O condutor deverá colocar as garrafas de plástico a uma boa distância uma da outra (dependendo da habilidade dos jogadores), em uma reta paralela. Os jogadores deverão rolar a bola pelo chão sem, no entanto, atingir as garrafas. As crianças que conseguirem passar mais vezes pelos vãos das garrafas ganharão o jogo.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Coordenação viso motora;
- Coordenação motora;
- Atenção;
- Orientação espacial;
- Precisão no arremesso.

SUGESTÕES DE MATEMÁTICA

Achamos estas sugestões em outros sites da internet e achamos legal repassar para vocês.






Cliquem em cima da imagem para melhor visualização.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

                                                            Dia do Sertanejo




3 de Maio
Depois do período extrativista, o Brasil passou a ser um país essencialmente agrário. Essa situação, porém, inverteu-se principalmente depois do ciclo do café, quando as indústrias começaram a se instalar no Sudeste, formando regiões metropolitanas. Então o êxodo rural se intensificou, e a figura do sertanejo, ou caipira, ganhou traços caricaturais.
Para o habitante da cidade, a pessoa que vive no sertão, é geralmente, rude, inculta e avessa à vida moderna. Essa imagem tomou força com o sertanejo -O Jeca Tatu - descrito no conto Urupês, publicado no livro homônimo, de Monteiro Lobato.
O Jeca Tatu e o caboclo do Vale do Paraíba de barba rala, que vive descalço, com os pés cheios de bichos; fuma cigarros de palha e usa chapéu também de palha.
Não tem ânimo para trabalhar, "é o sombrio urupê de pau podre a modorrar silencioso no recesso das grotas [...] funesto parasita da terra [...] inadaptável à civilização".
Essa figura do sertanejo gerou obras no cinema e na literatura, e sua caricatura passou a ser utilizada em anedotas e mesmo nas histórias infantis, como o personagem, criado pelo quadrinista Maurício de Sousa.




Sertanejo
Há alguns anos, porém, esse estereótipo tem sofrido uma inversão de valores. Se, antes, o sertanejo era exatamente a figura descrita por Monteiro Lobato, atualmente a figura do caipira tem sido valorizada. Pode-se observar esse fenômeno no sucesso conseguido pelos cantores de música sertaneja, que cantam as belezas da zona rural e da vida na fazenda (embora os mais modernos tenham deixado de lado os temas da vida na roça, para se dedicar às baladas de amor).
A influência do sertão também pode ser observada no vestuário e nos costumes da juventude.
A recente moda country, importada dos Estados Unidos e adaptada à realidade brasileira, é sensação entre os jovens que freqüentam, em massa, as danceterias especializadas.
Estimuladas por essa moda, ganharam terreno as festas de rodeio, em que cavaleiros medem suas habilidades para conseguir dominar o cavalo ou o boi bravo. Antes restritas às comunidades rurais, as festas de rodeio se modernizaram e atraíram o público da cidade.
Atualmente, a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, em São Paulo, é o maior evento do tipo na América Latina é um dos maiores no mundo.
Vivendo na caatinga, um ambiente castigado pela escassez de chuvas e aridez, o sertanejo é um bravo homem da terra. Poucas civilizações no mundo conseguiriam alcançar o feito dessa gente corajosa. O sertão, com seus ventos bíblicos, calmarias pesadas e noites frias, impressiona. Cortado por veredas e árvores retorcidas em desespero, todo ele são monótonos caminhos ressequidos. As "pueiras", lagoas mortas, de aspecto lúgubre, são o único oásis do sertanejo.
Ele sobrevive porque é uma raça forte. Assim como o cacto mais resistente, o sertanejo foi feito para o sertão. Tem o pêlo, o corpo e a psicologia próprios para suportar o suplício da seca. Conhece profundamente a flora e fauna. Como os cactos, o mandacaru e toda natureza adaptada ao árido, o sertanejo sobrevive com muito pouco. Água é uma dádiva que vê de vez em quando. Com todas as adversidades, ainda ama o sertão, e dificilmente se habitua a outro lugar. Desde pequeno convive com a imagem da morte. Sua grande vitória é chegar ao dia seguinte, comemorando o triunfo da vontade de viver.
Origens
No sertão, a mistura de raças deu-se mais entre brancos e índios. O jesuíta, o vaqueiro e o bandeirante foram os primeiros habitantes brancos que migraram para a região. Deram origem aos tipos populares que compõem o sertão: o beato, o cangaceiro e o jagunço. Todos com um senso de tradição levado a ferro e fogo, honradez como pouco se vê hoje em dia e incrível fervor religioso, herança dos missionários da Igreja. O grande ícone do sertão é o conhecido Padre Cícero, beato que se tornou líder messiânico em Juazeiro do Norte.


Sertanejo
Quanto às mulheres sertanejas, estas são muito diferentes das do litoral: rezadeiras, rendeiras, mocinhas ingênuas, bruxas velhas e alcoviteiras. Mulheres de coragem e encrenqueiras.
Euclides da Cunha
Ao tentar compreender a psicologia do sertanejo, o escritor e jornalista Euclides da Cunha, através de sua famosa obra “Os Sertões”, fez um ensaio revelador sobre a formação do homem brasileiro. Desmistificou o pensamento vigente entre as elites do período, de que somente os brancos de origem européia eram legítimos representantes da nação. Mostrou que não existe no país raça branca pura, mas uma infinidade de combinações multirraciais. Além disso, foi o primeiro a reportar cuidadosamente o episódio da Campanha de Canudos, um festival de massacres de homens e mulheres que entrou para a história.
Por essas e outras, o homem do sertão é um “grande personagem numa paisagem inóspita”, que merece toda a admiração devida por sua luta diária pela sobrevivência.

OBS – Professoras do 5º ano de escolaridade. Como um dos gêneros textuais deste bimestre é a literatura de cordel, segue um texto para dar início às atividades sugeridas no nosso encontro.
Não esqueçam que o nosso “Prazer de Casa”,para o próximo encontro, será uma atividade envolvendo a Literatura de Cordel criada pelos alunos.

DIA INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA


                                             DIA INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA
                       

                    
No dia 08 de Maio é comemorado o Dia Internacional da Cruz Vermelha. Esse dia foi escolhido por ser a data de aniversário de Jean Henri Dunan.
Henri Dunan fundou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1863 com o nome de Comitê Internacional para ajuda aos militares feridos. Em 1876 mudou seu nome para o atual.
A bandeira da Instituição foi inspirada na da Suíça, porém com as cores invertidas, um fundo branco com uma cruz vermelha no centro.
Hoje a Cruz Vermelha esta instalada em muitos países e realiza todo tipo de ajuda humanitária, especialmente em países que estão em guerra ou que tenham sofrido desastres naturais, em especial nos subdesenvolvidos, que não possuem recursos para tal atividade.
Na guerra ou na paz, a Cruz Vermelha tem como principal objetivo promover o bem-estar das pessoas, suas atividades podem se estender ao campo da educação, da assistência social, da prevenção de doenças, do combate de epidemias, fome e muito mais.
Na esfera social, trabalha com minorias (idosos, deficientes físicos e mentais ), doentes crônicos, dependendo da realidade de cada país em cada época.
O importante é que a Cruz Vermelha não age sob interesse de nenhum país, empresa ou organização. Seu interesse maior é a vida, sem discriminar etnia ou nacionalidade.
PS - Professores(as), segue texto para trabalhar sobre a importância da Cruz Vermelha no grande serviço de solidariedade humana que estas pessoas prestam para os seus semelhantes, sem nenhum retorno financeiro. Estas pessoas são voluntárias e não medem esforços para com as pessoas envolvidas em catástrofes, guerras, etc. Pode ser usado como exemplo o trabalho que por eles tem sido desenvolvido, para auxiliar as pessoas envolvidas nas chuvas da região serrana.