FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


segunda-feira, 20 de junho de 2011

SUGESTÕES PARA PREENCHIMENTO DE RELATÓRIOS

É importante considerar na construção do relatório individual das crianças os seguintes critérios:
1 – A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não os fracassos dos alunos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu, nunca utilizar termos pejorativos.
2 – Valorizar e registrar o desenvolvimento socioafetivo com: participação, solidariedade, posicionamento diante das rodas de conversa, etc;
3 – Registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos na sala;
4 – Deve-se proceder a relação com o registro anterior, ou seja, dar uma continuidade ao texto valorizando o que o aluno aprendeu;
5 – Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações, produzindo um texto narrativo e não em tópicos.

Sugestões para iniciar relatórios:
1 – Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno....
2 - O aluno consegue identificar as letras do alfabeto”... (colocar quais letras conseguiu identificar);
3 - No campo “Interação Social” – O aluno está desenvolvendo habilidade de argumentação, mostra-se participativo...
4 – De acordo com as observações do bimestre anterior, as dificuldades apresentadas em... foram corrigidas (totalmente ou parcialmente)
5 - Sua participação no(s) projeto(s) deste bimestre foi....”
6 – Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
7 – A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
8 – Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
OBS – Os aspectos observados podem ser os mesmos, mas cada aluno tem um traço marcante que faz o relatório dele ser único.

Sugestões de possíveis abordagens para registro do desenvolvimento cognitivo:
1 – O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e da escrita;
2 – O aluno está desenolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
3 - Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
4 – Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura (citar quais dificuldades na leitura (citar quais dificuldades) contudo, com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes em...
5 – Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo relações com a realidade;
6 – Lê e interpreta os textos trabalhados em aula, sem maiores dificuldades;
7 – Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;
8 – Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos;
9 - Produz frases e pequenos textos com criatividade entendimento;
10-Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas (citar com ou sem autonomia);
11- O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas de (citar quais);
12- Realiza cálculos simples de adição e subtração;
13- Realiza cálculos com auxílio de material concreto;
14- É curioso, questiona e busca informações sobre (especificar);
15- Traz para a classe, informações de fontes diversas como: rádio, tv, jornais e etc;
16- Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente;
17- Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta;
18- Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente;
19- Nas atividades orais demonstra desenvoltura (ou inibição) ;
20- Ocasionalmente troca letras;
21- Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
22- Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
23- Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudoletras e outros símbolos (para os pré-silábicos);
24- Lê com fluência vários tipos de textos (informativos, poemas, instrucionais,etc), interpretando-os;
25- Produz textos escritos (identificar quais gêneros textuais são estes) com clareza, coerência e coesão;
26- Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
27- Apresenta dificuldades ortográficas (citar quais se destacam. Lembre-se que só se deve cobrar o que foi trabalhado com a turma);
28- Identifica e escreve seu nome completo (com ou sem o apoio do crachá);
29- Ainda não faz relação entre o que fala e escreve;
30- Lê escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções hipóteses que possui no momento (é importante registrar em que hipótese se apresenta a escrita da criança, procurando deixar claro para o leitor, como s dá essa hipótese);
31- Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons, movimentos e palavras;
32- Distingue a língua escrita da língua oral;
33- Demonstra compreensão do sistema alfabético;
34- Produz frases com lógica;
35- Produz pequenos textos ainda sem preocupação com as questões ortográficas (ou uso da pontuação, uso do parágrafo, letra maiúscula e minúscula, etc);
36- Distingue letras na linguagem oral e escrita;
37- Já sabe que as letras são para escrever, porém ainda não sabe como isso se processa.

Sugestões de possíveis abordagens para registro da participação – convívio social:
1 – Participa com interesse e produtividade;
2 – Boa participação nas atividades realizadas em sala;
3 – Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe;
4 – Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes;
5 – É criativo e comunicativo;
6 – Coopera com os colegas e a professora;
7 – O aluno demonstra interesse nas atividades propostas (As realiza com autonomia? Necessita da intervenção da professora ou dos colegas?):
8 – Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, notícias entre outros;
9 – Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados;
10- É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas;
11- Aceita sugestões da professora e dos colegas;
12- Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade;
13-Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
14- Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
15-Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
16- Colabora na construção de regras;
17- Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
18- Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
19- Reconhece as relações entre fala e escrita;
20- Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
21- Ouve histórias e comentários valorizando impressões afetivas
DEPARTAMENTO DE COORDENAÇÃO DOS ANOS INICIAIS
SUGESTÕES PARA PREENCHIMENTO DE RELATÓRIOS

Para complementar as sugestões distribuídas para as OP’s, fizemos um apanhado de algumas sugestões que conseguimos recolher nas escolas durante nossas visitas.
Os textos destas sugestões foram alterados levando-se em consideração as modificações que o sistema de avaliação vem sofrendo, em função da constante evolução do sistema de ensino.
As sugestões aqui e, anteriormente, repassadas, são para dar introdução ao que será avaliado no aluno, levando-se em consideração a aprendizagem do aluno, em função dos componentes curriculares trabalhados no bimestre.

. O aluno ainda não apresenta estratégias de soluções para...
. O aluno ainda não apresenta estratégias para soluções de(da)...
. Não adquiriu ainda hábitos de pesquisa para buscar soluções de....
. Ainda não estabelece relações de componentes curriculares com a sua realidade;
. Ao término do __ ano de escolaridade, o aluno ainda não produz textos com compreensão e o seu vocabulário é restrito a (ao, aos, às);
. O aluno vai para o próximo ano de escolaridade, apesar de ainda não apresentar um rendimento satisfatório no mesmo por ainda apresentar grandes dificuldades em...
. Ainda não faz relação entre o que fala e o que escreve. Pois ainda não é capaz de se expressar através da escrita;
. Faz-se necessário maior acompanhamento por parte do próximo professor no que diz respeito...
. Ainda não domina os mecanismos necessários à compreensão e execução de tarefas que envolvem o emprego de... Ex) ... duas ou mais operações básicas da matemática;
. Cria pequenos textos de forma lógica (início, meio e fim) e sem repetição de palavras;
. Cria pequenos textos ainda sem forma lógica (início, meio e fim). Não é necessário escrever início, meio e fim nos relatórios;
.Uma maior participação da família se faz necessária para que, no decorrer do ano letivo, o aluno possa avançar em sua aprendizagem;
. Ainda não domina de forma satisfatória a (as, o, os)... (adição, composição de textos, etc.);
. Ainda apresenta algumas dificuldades na produção de pequenos textos... (especificá-los de acordo com os que foram sugeridos para serem trabalhados no bimestre);
. Com base nos componentes curriculares trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
. Ao final do ___ bimestre o aluno apresentou competência ao realizar tarefas alusivas a ..., referentes a ..., que dizem respeito a...
. Ao observar o desenvolvimento (o desempenho do aluno), constatei que o mesmo domina (ou ainda não) as regularidades ortográficas;
. Ao contemplar o processo vivido pelo aluno...
. Acompanhando a evolução do processo educativo do aluno, constatei que neste bimestre, os conceitos de... ainda não foram compreendidos;
. A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidade em...
. Ao término do ___ bimestre, o aluno adquiriu as seguintes competências...
. Verificando as etapas do processo pedagógico...
. O aluno compreende o espaço escolar como um local com regras próprias que precisam ser seguidas. Respeita os horários pré-estabelecidos e reconhecem quais as atitudes próprias ao ambiente escolar;
. O aluno apresenta atitudes que são típicas de sua convivência na rua, ainda não conseguindo compreender o ambiente escolar como um espaço com regras próprias que necessitam ser seguidas;
. O aluno estabelece uma relação de amizade e cooperação com os outros alunos na sala;
. É falante e extrovertido mas respeita os colegas evitando brincadeiras inconvenientes. É solidário e está sempre pronto a ajudar ao colega; empresta seu material; divide sua merenda, etc.
. O aluno apresenta dificuldade em sua convivência em grupo. Tem dificuldade no tratamento com os colegas, implicando o tempo todo: colocando apelidos; mexendo no material escolar; dando palpites na conversa alheia, etc. É comum vê-lo envolvido em atritos que as vezes terminam em agressão física. (Comportamentos como estes podem, em certas situações, atrapalhar o desempenho do aluno, por isto devem ser ressaltados.);
. O aluno não apresenta nenhuma dificuldade de relacionamento com a professora. Sente-se à vontade para pedir explicações, conversa sobre diversos assuntos e reconhece a professora como ponto de referência na sala de aula;
. Por sua timidez, o aluno apresenta dificuldade no relacionamento com a professora (e colegas);
. Não se sente a vontade para tirar suas dúvidas com a professora, pois é muito tímido;
. O aluno demonstra-se interessado em aprender, é questionador. Aprende facilmente o que lhe é ensinado. Chega a conclusões com facilidade e estabelece relação entre o que já foi ensinado e seus conhecimentos anteriores;
. O aluno necessita de constante apoio para desenvolver a sua aprendizagem em... Ou, para desenvolver os componentes curriculares de...
. Independente da atividade apresentada, encontra-se sempre apático e resistente às atividades propostas. Apresenta dificuldade em assimilar o componente curricular (especificar qual) e em alguns momentos torna-se difícil avaliá-lo com precisão ante sua recusa em cumprir as tarefas;
. O aluno apresenta autonomia na resolução das tarefas propostas, procurando cumpri-la com rapidez e exito;
. A família do aluno faz o acompanhamento de sua vida escolar. Ajuda-o nas tarefas de casa; acompanha as tarefas de aula e sempre que solicitada comparece a escola;
. Sentimos falta de um acompanhamento maior por parte da família. As tarefas de casa raramente são cumpridas. Quando necessitamos da intervenção do responsável, demoramos muito a obter resposta;
. O aluno é assíduo às aulas, faltando somente em casos de doenças e quando realmente é necessário;
. O aluno é faltoso. O responsável já foi alertado sobre os riscos do número excessivo de faltas e chamado a se comprometer com o acompanhamento da frequência do filho;
. Os fatores que mais dificultam o avanço do aluno são: a indisciplina que interfere em seu rendimento; a falta do acompanhamento da família; problemas de saúde que levam o aluno a faltar constantemente; a baixa frequência sem explicação; problemas de visão e de fala; problemas emocionais ou neurológicos. (Especificar a atuação da OE em quaisquer destes casos: se os pais já foram chamados; se o aluno faz acompanhamento médico; se já foi encaminhado para algum profissional específico; se tem laudo médico em caso de doença diagnosticada; se já foi enviada FICAI. Estes casos devem ser passados para a OE antes do COC, para que nesta ocasião todos esses procedimentos já tenham sido descritos no relatório do aluno);
. Os fatores que mais favoreceram o desenvolvimento do aluno foram: um maior acompanhamento pela família; o interesse do aluno abrindo novas possibilidades; a diminuição do número de faltas; melhora do comportamento em sala de aula;
. O aluno é zeloso com seu material, seus cadernos e livros encontram-se em perfeito estado de conservação (pontuações como esta e outras do tipo, devem ser redigidas no item Apreciação do Professor);
. O aluno ainda não adquiriu hábitos de cuidado com seu material escolar;
. Costuma trazer objetos alheio ao ambiente escolar, tirando sua atenção para as atividades propostas;
. O aluno copia do quadro corretamente obedecendo aos espaços da linha, não pulando letras e respeitando as letras maiúsculas. Sua letra é legível e seu caderno é organizado, sendo de fácil entendimento o que ele copiou;
. O aluno demonstra dificuldade em copiar do quadro. Copia lentamente, sem ter noção da distribuição do dever no caderno. Muda de folha deixando linhas em branco na página anterior, não escrevendo até o final da linha, omitindo várias letras e até mesmo trechos inteiros do exercício. Precisa de treino para tornar a sua letra mais legível;
. O aluno iniciou o semestre com seu conhecimento de leitura e escrita, bastante avançado. Sendo que neste primeiro bimestre avançou mais na consolidação de seu processo de alfabetização. O aluno realiza interpretação de textos do gênero____; demonstra utilizar as leituras em diferentes momentos da aula;
. O aluno iniciou a processo de alfabetização, mas tem avançado com dificuldade na apropriação da leitura e da escrita, lendo somente palavras, frases e pequenos textos (especificar os gêneros) dentro de um limitado universo vocabular;
. O aluno ainda não demonstra avanço em seu processo de alfabetização, sendo necessário um estudo mais aprofundado do caso, para descobrirmos onde esta o entrave neste processo;
. O aluno já começa a produzir seus próprios textos, ainda apresentando erros ortográficos;
. Começa-se a observar uma melhor organização do pensamento transpondo o texto oral para o texto escrito;
. O aluno ainda não consegue levantar hipóteses na escrita;
. Ainda escreve textos com dificuldade de compreensão, necessitando que ele próprio traduza o que escreveu;
. O aluno neste bimestre pouco avançou em seu conhecimento lógico matemático. Reconhece os numerais até... com compreensão de quantidade (ou sem noção de quantidade);
. O aluno tem facilidade em adquirir novos conceitos. Identifica conjuntos (especificar quais); reconhece as formas geométricas (registrar quais); identifica a classe das unidades simples, etc;
. O aluno apresentou dificuldade em adquirir os conceitos (matemáticos) de...
. O aluno realiza adições com ou sem reserva e subtrações com ou sem recursos. Sua maior dificuldade está em...
. Diante de uma situação problema consegue identificar a operação apropriada para a solução da mesma, resolvendo corretamente sem (ou com) auxílio;
. Veicula suas ideias, articulando corretamente as palavras, com clareza, lógica e desenvoltura;
. Elabora hipóteses sobre a escrita atribuindo significado a seus escritos;
. Identifica a grafia das letras do alfabeto, demonstrando associá-las às escritas presentes em seu cotidiano;
. estabelece relação entre escrita e fala;
. Lê e escreve frases e textos (com apoio de figuras ou não), com sequência lógica (início, meio e fim);
. Demonstra criatividade ao se expressar oralmente;
. Lê textos com ritmo e entonação, observando a pontuação, emitindo opiniões pessoais relacionadas às sua experiências;
. Lê com velocidade apropriada, sem apoio na decodificação;
. Escreve e organiza-se no espaço do caderno, obedecendo a direção esquerda para direita, sem letras espelhadas e com grafia legível;
. Identifica diferentes tipos de textos e seus usos sociais;
. Relaciona a paisagem local com manifestações naturais e com ação da coletividade no presente;
. Utiliza diferentes fontes de informação e instrumentos para coletar dados, representar e orientar-se no espaço;
. Posiciona-se de forma crítica e responsável nas diferentes questões, usando o diálogo para colocar suas ideias, valorizando as decisões coletivas;
. Formula perguntas e faz suposições sobre os diferentes assuntos abordados;
. Reconhece, escreve, compara, compõe, decompõe e ordena os números e quantidades;
. Identifica formas geométricas presentes em elementos da paisagem do seu cotidiano;
. Estabelece relação de medidas como metro, quilo e litro, identificando sua utilização nas situações cotidianas;
. Identifica formas geométricas presentes em elementos da paisagem do seu cotidiano;
. Resolve situações problemas, orais e escritas, que envolvem as operações de adição ou subtração;
. Valoriza atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, alimentação, higiene pessoal e meio ambiente;
. Consegue estabelecer comparação e classificar materiais, objetos, seres e ambientes registrando as informações adquiridas;
. Ainda não consegue expressar suas idéias através de frases, apresentando uma leitura centrada em sílabas soltas;
. Embora ainda não tenha alcançado os objetivos almejados, será promovido de acordo com a decisão do COC;
. Apresenta ótima leitura e interpretação, embora necessite de maior atenção na escrita;
. Demonstra sérias dificuldades referentes às operações lógico matemáticas em função de...
. Tem dificuldade de concentração nas atividades com operações de adição ou subtração;
. Tem potencial, porém necessita de maior dedicação e interesse;
. Participa das aulas com atenção;
. Tem facilidade de expressar-se;
. Possui bom vocabulário;
. Identifica os principais hábitos de higiene pessoal;
. Enfrenta situações de desafio, demonstrando sentir-se confiante;
. Mantém um clima de respeito na classe, tanto para os colegas quanto para o professor;
. Manifesta atitudes cooperativas que facilitam sua participação em diferentes grupos;
. Empenha-se nas tarefas escolares, realizando-as com crescente persistência e autonomia.
. Busca informações ou auxílio, quando os recursos disponíveis não são suficientes para a solução de seus problemas.

PALAVRAS QUE AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO DO RELATÓRIO:
. Produz; compõe; escreve; organiza listas; faz distinção entre...
. Apresenta coerência...
. Nas atividades orais demonstra desenvoltura, inibição...
. Utiliza conceitos básicos para...
. Interage com os colegas...
. Adquire conceitos de...
. Apresentou rendimento satisfatório em todas as áreas de estudo com condições favoráveis ao próximo ano escolar;
. Aplica os conceitos de... para...
. Mostrou-se em condições de prosseguir em processo de aprendizagem, pois as dúvidas que existem em relação a (ao)..., poderão ser sanadas no decorrer do próximo ano de escolaridade;
. Ao final deste período pode ser observada a capacidade do aluno em aplicar satisfatoriamente os conceitos referentes a...
. Suas colocações apresentam coerência...
. Termina o período demonstrando, na prática, a importância dos cálculos, sendo capaz de aplicá-los na vivência;
. Mostra-se sempre interessado em participar das atividades propostas;
. Tem ótimo relacionamento com os colegas e se mostra um companheiro sempre disposto a ajudar;
. Dentre os conteúdos dados nesse bimestre, os resultados foram satisfatórios;
. É um aluno que apresenta amadurecimento propício ao próximo segmento;
. Estabelece relação inversa entre adição e subtração;
. Sua participação na sala proporciona não somente o seu crescimento individual mas, também, o crescimento da turma em geral, que é beneficiada com suas atividades;
. O aluno ainda não adquiriu o interesse pela rotina escolar, pois...
. Ainda não adquiriu os hábitos de organização para com o seu material escolar, fato este que prejudica a sua aprendizagem, pois não há uma sequência nas atividades registradas...
. Ainda não aceita as regras determinadas pelo grupo;
. Ainda não executa suas tarefas com espontaneidade, necessitando de constantes ponderações, intervenções, etc...
. Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões de conflito, referentes aos seus colegas;
. Ainda apresenta dificuldade ortográfica, pois...
. Precisa ser mais trabalhado no que se refere a expressão escrita, no sentido de...
. Ocasionalmente troca as letras (quando escreve; quando fala)...
. Constroi frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
. Expressa oralmente, de forma rica, suas vivências cotidianas e os inúmeros fatos que ocorrem no universo que o cerca;
. Aos poucos está amadurecendo, já realiza as tarefas sem precisar de muitas ponderações, intervenções, etc;
. Respeita as regras estabelecidas pelo grupo, dentro das brincadeiras e jogos propostos;
. Seu progresso é constatado a cada dia...
. Aos poucos começa a moldar sua caligrafia;
. Utiliza-se da fala como meio de comunicação e expressão das ideias;
. Gosta de participar das atividades em grupo;
. Nas atividades propostas em sala de aula, está sempre disposto a iniciar com interesse, mas nem sempre em concluí-las;
. Esforça-se em cumprir suas tarefas apesar de...
. Gosta de participar de atividades não formais. A forma lúdica o atrai muito;
. Reivindica seus direitos; demonstra pensamento crítico em face...

NÃO ESQUECER DE:
. Mencionar as faltas (se for o caso, não esquecendo de que estas faltas devem ser comunicadas antes do preenchimento do relatório para que as providências tomadas sejam relatadas nos mesmos);
. Participação dos pais (se comparecem quando solicitados pela Equipe Tec. Ped.; se ajudam ou não, na aprendizagem do aluno);
. Problemas de saúde (se houver laudo; se este problema compromete sua aprendizagem; se o aluno foi encaminhado para algum tratamento específico, etc.)...
. DIVERSIFICAR A REDAÇÃO DE ALUNO PARA ALUNO;
. Evitar parágrafos longos;
. Observar que as anotações devem estar de acordo com os componentes curriculares em relação aos objetivos a serem alcançados no bimestre;
. Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo, como participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos, emoções, etc...
. Proceder a redação com o registro anterior. Ou seja, deve haver sequência no registro da aprendizagem.

LEITURA E ESCRITA:
. Lê e escreve o próprio nome, os dos colegas e do professor, sem apoio;
. Lê e escreve as palavras trabalhadas no bimestre com pequena dificuldade (se ainda não houver especificadas palavras trabalhadas, identificá-las aqui);
. Lê e escreve as palavras trabalhadas com grande dificuldade (ou, sem qualquer dificuldade);
. Explora e utiliza símbolos não verbais de uso corrente: desenho, sinais, gestos, etc;
. Reconhece apenas as letras do seu nome;
. Reconhece as letras_____do alfabeto;
. Reconhece todas as letras do alfabeto isoladamente;
. Utiliza-se da escrita de letras, sem preocupar-se com a ordem ou valor sonoro das mesmas;
. Ainda não faz relação entre a fala e a escrita;
. Estabelece relação entre a fala e a escrita porem escreve as palavras com algumas sílabas completas e outras incompletas (com uma só letra por sílaba. Ex) macao = macaco);
. Identifica visualmente palavras conhecidas em diferentes contextos;
. Lê (ou , Identifica) materiais impressos variados: rótulos, logotipos, títulos, catálogos, bulas, instruções de jogos, etc...
. Identifica os textos (instrucionais, informativos, poesias, etc)...
. Lê com entonação e fluência, observando a pontuação de forma que todos entendam;
. Interpreta textos satisfatoriamente;
. Reconhece as características físicas e psicológicas de uma personagem;
. Identifica a ideia central dos textos lidos;
. Identifica os diferentes estilos na linguagem escrita: carta, bilhete, notícias, propaganda, receita, poesias, histórias, etc...
. Escreve com organização as atividades do caderno respeitando espaço e pontuação;
. Decodifica o texto, mas ainda não estabelece relação com o som;
. Lê algumas palavras ou parte delas e “adivinha” o resto, atribuindo significado ao texto;
. Lê convencionalmente sem fluência, mas atribui significado ao texto;
. Sabe o nome da letra mais ainda não estabelece relação com o som;
. Na escrita prefere utilizar letra manuscrita, ou letra de imprensa, ou bastão, ou minúscula ou maiúscula ou mistura diferentes tipos de letras;
. Ainda apresenta dificuldade na produção de pequenos textos, frases, palavras, etc;
. Ainda não cria textos de forma lógica (início, meio e fim) e sem repetição de palavras;
. Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustração significativa;
. Ordena frases, formando histórias e sequência lógica do pensamento;
. Produz pequenos textos com desenvoltura;
. Apresenta troca de letras na fala e/ou na escrita;
. Utiliza a escrita, ainda que não convencionalmente, como forma de registro empregando letras, desenhos e números de forma aleatória;
. Diferencia letras, números, desenhos e símbolos, reconhecendo o valor das letras na escrita;
. Percebe que as letras servem para escrever, mas desconhece como se dá o processo de construção da escrita;
. Conhece a grafia das letras do alfabeto, variando letras e sua quantidade conforme a palavra;
. O aluno esta na hipótese ... da escrita;
. Já demonstra ter consciência da correspondência entre pensamento e palavra escrita;
. Demonstra saber que pode escrever com lógica, empregando uma letra para cada sílaba da palavra com correspondência ao valor sonoro;
. Demonstra ter conhecimento do valor sonoro convencional de grande parte das letras, juntando-as para que formem sílabas ou palavras mesmo, ainda, incompletas;
. Utiliza o conjunto das letras necessárias à construção da palavra, ainda que não ortograficamente;
. Escreve com clareza e coerência;
. Apresenta troca de letras que comprometa a comunicabilidade do texto (especificar se o aluno foi encaminhado para uma avaliação);
. Encontra-se na hipótese ____ da escrita;

LINGUAGEM ORAL:
. O aluno é capaz de expor suas ideias verbalmente de forma clara;
. Consegue argumentar em defesa de suas ideias;
. Procura adequar sua fala a diferentes interlocutores e diversas situações;

LEITURA:
. Nomeia ou descreve as ilustrações sem perceber que existe uma relação entre elas;
. Percebe a diferença entre texto escrito e outras formas de registro;
. Lê o texto, atribui sentido, ainda que essa leitura se apóie na memória e na ilustração;
. Lê convencionalmente atribuindo sentido ao texto;

ESCRITA:
. Compreende a escrita como forma de expressão...
. Utiliza a escrita ainda que não convencionalmente, como forma de registro de (das)...
. Percebe a relação entre fala e escrita;
. Atribui sentido ao que escreve ainda que não utilize a escrita convencional;
. Escreve de forma que possa ler, ainda que não ortograficamente;
. Ao produzir textos utiliza (ainda que sem completo domínio) estruturas próprias do discurso escrito;

MATEMÁTICA
Construção do conceito de número chegando às operações fundamentais:
. Classifica e compara diferentes atributos em objetos, pessoas e substâncias, como cor, forma, tamanho, textura, flexibilidade, temperatura, etc. ao manipular objetos;
. Agrupa elementos a partir de um atributo que seja comum a todos eles;
. Seria, ordena e compara agrupamentos (ou conjuntos), considerando a quantidade entre eles (pouco/muito);
. Utiliza a correspondência um a um estabelecendo comparação de quantidade;
. Relaciona número à quantidade;
. Representa e reconhece os números de ___ a ____;
. Reconhece a dezena como grupo de 10 unidades;
. Vem construindo o conceito de adição através das ações de juntar e acrescentar;
. Vem construindo o conceito de subtração, como facilitador do cálculo na resolução de situações-problema;
. Utiliza com adequação, os símbolos da linguagem matemática;
. Estabelece relação inversa entre adição e subtração;
. Identifica em situações-problema as operações de adição e subtração;
. Identifica números pares e ímpares por agrupamento;
. Identifica antecessores e sucessores de algarismos (ou outros elementos);
. Identifica a posição de elementos, na numeração ordinal;
. Aplica os conceitos matemáticos adquiridos para resolver situações de seu cotidiano;
. Resolve situações-problema: com autonomia sempre; com autonomia na maioria das vezes; com interferência (da professora. Como é a professora que escreve o relatório , não se deve colocar “a professora”; “com a professora”, etc); sem interferência; atingindo os objetivos ou tendo dificuldade em alcançar os objetivos;
. Compõe e decompõe números, utilizando técnica operatória;
. Identifica e interpreta gráficos de barra (ou coluna);
. Resolve (elabora) problemas envolvendo as operações (de adição ou subtração);
. Identifica figuras geométricas (quadrado, retângulo, triângulo, etc.);

Construção do conceito espaço:
. Reconhece as características do espaço físico;
. Reconhece direções e sentidos através de deslocamentos...
. Identifica curvas fechadas, fronteira, vizinhança, interior, exterior, etc;
. Identifica posições (dentro/fora, ao lado, entre, em cima, embaixo, à direita, à esquerda, perto, longe, atrás, na frente), em relação ao seu próprio corpo e ao espaço físico;
. localiza as posições dos objetos entre si;
. É capaz de localizar-se na sala de aula, utilizando corretamente as relações topológicas: frente, atrás, vizinho, não vizinho, perto, longe; as relações projetivas: esquerda, direita; e as relações cotidianas: unidades de medidas (metro, litro, tempo) e coordenadas (coluna, fila);
. É capaz de identificar a localização de sua sala de aula na planta da escola (assim como outros locais);
. Reconhece, a partir dos elementos que compõem o espaço (nas lojas, escolas, etc) as relações sociais que caracterizam esse espaço;
. Localiza sua escola, sua casa, seu bairro e seu município, em relações espaciais mais amplas;

Construção do conceito medida:
. Estabelece as relações de duração e sequência temporal (agora, já, antes, ontem, hoje, amanhã, falta muito, falta pouco, mais novo que, mais velho que, etc);
. Estabelece relações comparativas como: mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, muito, pouco, grosso, fino, mais largo, mais estreito, etc;
. Reconhece semana, mês e ano como agrupamento de dias;
. Reconhece a necessidade de utilização de padrões para medir, assim como as várias formas de medição;
. Reconhece os sistemas de medida: massa, tempo, comprimento e capacidade;

. Identifica e utiliza o calendário para...
. Identifica ano, mês, semana e dias;
. Lê horas no relógio de ponteiro;
. Faz estimativas de medidas como...
. Reconhece as cédulas e moedas de nosso sistema monetário e a relação entre elas...


RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
. O aluno compreende o enunciado de problemas e busca procedimentos para resolvê-los;
. Identifica dados para resolução e elaboração de problemas;
. Utiliza diferentes processos para resolver problemas;
. Justifica os processos de resolução e os procedimentos de cálculo em função dos problemas propostos;

CIÊNCIAS (SOCIAIS E HUMANAS)
. O aluno observa o ambiente que rodeia, estabelecendo relações entre fenômenos e elementos observados, numa atitude investigativa;
. Percebe que o ambiente se modifica e se transforma em função de ...
. Identifica e compreende os componentes dos fenômenos naturais nos conteúdos estudados;
. Observa como o homem se relaciona e interage com o meio ambiente...
. Relaciona os componentes curriculares de ciências (naturais e humanas) ao seu cotidiano;
. Identifica as mudanças na paisagem, decorrentes da interferência do homem;
. Relaciona os avanços tecnológicos às necessidades do ser humano;
. Reconhece-se como parte de um grupo e como sujeito das relações que são estabelecidas no espaço e tempo;
. Identifica e reconhece aspectos que o caracterizam e ao grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, como hábitos, costumes, valores);
. Reconhece a existência de diferentes modos de se viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, etc) como em outras culturais (sociedades indígenas, africanas, por exemplo);
. Conhece a própria história e a história da família, sentindo-se participante dela;
. Consegue trabalhar com documentos para informar-se e compor a história do grupo a que pertence.


SUGESTÃO DE EXPRESSÕES ADEQUADAS PARA COMPOSIÇÃO DE REGISTRO DOS RELATÓRIOS


A REALIDADE PODE SE APRESENTAR ASSIM:

1) O aluno não sabe...

2) Não tem limites...

3) É nervoso...

4) Tem costume de roubar.../ Pega os materiais dos
colegas na mochila e na carteira escolar...

5) O aluno é agressivo...

6) Só sabe as letras do alfabeto...

7) É largado pela família...

8) O aluno é desobediente...


9) O aluno é apático...

10) É mentiroso...


11) É fofoqueiro...

12) É sonso e dissimulado...

13) O aluno é preguiçoso...

MAS, DEVO DESCREVER ASSIM:

1) O aluno ainda está desenvolvendo; está em fase de construção; ainda não alcançou os (as)...
2) Apresenta dificuldade de auto-regulação, pois...

3) Apresenta dificuldades de auto-controle quando...

4) Algumas vezes esquece de pedir aos colegas algum
material emprestado...

5) Age de maneira conflituosa com os colegas duran-
te as atividades...
6) O aluno já conhece as letras ___ do alfabeto, ne-
cessitando desenvolver...
7) Precisa de um constante acompanhamento nas a-
tividades que são para ser feitas em casa...
8) Costuma não cumprir as regras estabelecidas pe-
lo grupo.../ Parece não compreender as solicita-
ções da professora...
9) O seu interesse em participar das atividades em
sala de aula encontra-se prejudicado pois...
10)O aluno costuma fantasiar algumas situações para
justificar seus atos ou para relatar atitudes dos co-
legas...
11) Sua atenção é despertada sempre que algo está a-
contecendo em sala de aula...
12) Em situações de conflito, coloca-se como especta-
dor...
13) Costuma levar um tempo maior que o esperado
para realizar as atividades propostas...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CENTRO DE ESTUDOS

ESTAMOS ENCAMINHANDO ABAIXO,CRONOGRAMA DE REUNIÕES COM A COORDENAÇÃO DOS ANOS INICIAIS, PARA O CENTRO DE ESTUDOS ACERCA DO PREENCHIMENTO DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO, A SER REALIZADO COM 0S PROFESSORES DO 1º E 2º ANO.

* PROFESSORES DO 1º ANO - 16/06/11 - 13H - CIEP 028 CABANA
* PROFESSORES DO 2º ANO - 17/06/11 - 13H - CIEP 028 CABANA
Obs: Pegar o ônibus PAIOL em frente a loja Ricardo elétro.

DIA DO IMIGRANTE

            




25 de Junho

Dia 25 de junho é DIA DO IMIGRANTE. Aquela pessoa que vai exercer sua profissão em outro país, onde a mão de obra oferece mais oportunidades. Mas este não o único motivo que leva a saída do país. A busca pelo sucesso, cursos de especialização, qualidade de vida, aproximação dos familiares são alguns dos motivos que levam a troca temporária ou permanente por outros lugares.
O Brasil é um país de imigrantes. Aqui, desde o o final de 1800, chegaram para trabalhar as mais variadas etnias; italianas, alemães, polonesas e oriundos de quase todos os países da Europa e Ásia. Em fins do século XIX, os japoneses começaram a chegar em grandes grupos, sendo apoiados por seu governo, devido a crises de trabalho existente em sua terra.
Todos estes imigrantes, com sua força de trabalho e vontade de vencer, fizeram junto com os brasileiros um Brasil próspero e rico. Esse progresso e crescimento se deve muito a mão de obra africana, que apesar do regime escravagista, deixou sua marca genética.
Há muitos brasileiros que saem em busca de novos rumos Alguns voltam sem conseguir seus objetivos, mas há os que adotam a nova terra, porque lá alcançaram sua meta e voltam apenas para visitar ou buscar parentes, facilitando uma possível carreira fora daqui.
Devido a falta de empregos nos países preferidos pelos imigrantes, fato este devido ao aumento demográfico, as nações mais procuradas tiveram que adotar medidas antimigratórias, como a Lei Dèbret, aprovada na França em 1997 e a Lei de Responsabiidade pela Imigração em vigor nos EE.UU. no mesmo ano.
O fato é que sempre haverá imigrações, migrações, intercambios culturais, até porque está no íntimo do ser humano, a vontade de conhecer e conviver com novas culturas, aliada a necessidade de sobrevivência através do trabalho e especializações encontradas em outros países mais adiantados.















25 de Junho

Dia 25 de junho é DIA DO IMIGRANTE. Aquela pessoa que vai exercer sua profissão em outro país, onde a mão de obra oferece mais oportunidades. Mas este não o único motivo que leva a saída do país. A busca pelo sucesso, cursos de especialização, qualidade de vida, aproximação dos familiares são alguns dos motivos que levam a troca temporária ou permanente por outros lugares.
O Brasil é um país de imigrantes. Aqui, desde o o final de 1800, chegaram para trabalhar as mais variadas etnias; italianas, alemães, polonesas e oriundos de quase todos os países da Europa e Ásia. Em fins do século XIX, os japoneses começaram a chegar em grandes grupos, sendo apoiados por seu governo, devido a crises de trabalho existente em sua terra.
Todos estes imigrantes, com sua força de trabalho e vontade de vencer, fizeram junto com os brasileiros um Brasil próspero e rico. Esse progresso e crescimento se deve muito a mão de obra africana, que apesar do regime escravagista, deixou sua marca genética.
Há muitos brasileiros que saem em busca de novos rumos Alguns voltam sem conseguir seus objetivos, mas há os que adotam a nova terra, porque lá alcançaram sua meta e voltam apenas para visitar ou buscar parentes, facilitando uma possível carreira fora daqui.
Devido a falta de empregos nos países preferidos pelos imigrantes, fato este devido ao aumento demográfico, as nações mais procuradas tiveram que adotar medidas antimigratórias, como a Lei Dèbret, aprovada na França em 1997 e a Lei de Responsabiidade pela Imigração em vigor nos EE.UU. no mesmo ano.
O fato é que sempre haverá imigrações, migrações, intercambios culturais, até porque está no íntimo do ser humano, a vontade de conhecer e conviver com novas culturas, aliada a necessidade de sobrevivência através do trabalho e especializações encontradas em outros países mais adiantados.

DIA DO CINEMA BRASILEIRO



O dia 19 de junho tornou-se o dia de comemoração pelo renascimento do cinema brasileiro, por este ter passado a apresentar, nos últimos anos, produções de maior qualidade.
O surgimento do cinema se deu a partir da ideia do homem em dar vida às imagens. O belga Plateau criou o Phénakistiscope (1832), em seguida, o inglês Horner criou o Zootrope (1834), aparelhos que davam movimentos aos desenhos. Mas os primeiros desenhos animados surgiram criados pelo francês Èmile Reynaud, através de um aparelho de nome praxinoscópio.
Em 1880 tivemos os primeiros aperfeiçoamentos nas películas de celuloide, possibilitando que se chegassem aos filmes.
Somente em 1890 que um americano inventou o Kinescópio e o apresentou numa feira internacional em Chicago. O aparelho era uma caixa contendo uma lupa, por onde o público via as imagens ampliadas, assim surgiram os primeiros curtas-metragens.
Porém, os irmãos Lumière foram os criadores oficiais do cinema, em 1895. Aproveitando aparelhos de outros inventores, fizeram a reprodução através do cinematógrafo, um aparelho de projeção, conseguindo realizar a primeira sessão de cinema em Paris.
No dia 08 de julho de 1896, aconteceu no Rio de Janeiro a primeira projeção pública dos irmãos Lumière, pelo omniógrapho, o sucesso da mesma fez com que o empresário Pascoal Segreto inaugurasse a primeira sala do Brasil.
O cinema brasileiro nasceu quando Afonso Segreto chegou à Baía de Guanabara e registrou as imagens do local. A partir daí os irmãos Segreto registraram os principais acontecimentos cívicos e festivos do país, através de uma câmera Lumière, ficando como os únicos produtores brasileiros até 1903.
Aos poucos as imagens foram sendo feitas em outras regiões do Brasil, como em São Paulo, e o cinema nacional tomando suas primeiras dimensões, e passou a projetar os primeiros documentários.
A primeira companhia de cinema brasileira foi fundada somente em 29 de janeiro de 1911, distribuindo salas de cinema por todo o país, além de reproduzir fitas do cinema estrangeiro. Com isso, atores brasileiros ficaram desempregados e o cinema nacional perdeu espaço, entrando em decadência. A hegemonia do cinema americano que se destacou como o melhor do mundo.
Somente nos anos trinta, época da Primeira Guerra Mundial, Adhemar Gonzaga instalou o primeiro estúdio de cinema no Rio de Janeiro, a Cinédia. A partir daí, iniciou-se as produções dos dramas e comédias musicais brasileiras.
As chanchadas surgiram no ano de 1941, através da produtora Atlântica, tendo Carlos Manga como um dos principais cineastas. Depois o estúdio Vera Cruz revelou o filme de Lima Barreto, que acabou premiado no Festival de Cannes, “O Cangaceiro”.
Dentre os principais, tivemos Mazzaropi, que montou sua produtora em 1963, projetando filmes de um caipira muito engraçado; Glauber Rocha aparece com o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e o filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade.
O governo brasileiro criou a Embrafilmes, empresa que financiava recursos para a produção do cinema nacional, mas em vinte anos de existência a mesma passou por sérias dificuldades financeiras, deixando de cumprir com seu propósito. Somente em 1993 foi que a nova lei de audiovisual trouxe novas expectativas para o cinema do Brasil.
Diretores como Carla Camuratti, Murilo Salles e Fábio Barreto ficaram internacionalmente conhecidos e a partir daí tivemos várias produções que, inclusive, receberam indicações para o Oscar, maior premiação cinematográfica do mundo.
O cinema brasileiro cresceu muito e tornou-se mundialmente conhecido e respeitado, com as produções “Cidade de Deus”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “O Homem que Copiava”, dentre outros.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola