FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESTE É UM VERDADEIRO "TRANSPORTE COLETIVO"


Esta foto daria um excelente texto para trabalharmos com nossos alunos. Poderiamos trabahar o transporte oferecido ao povo (ônibus, trem, transportes alternativos, etc); a formação das classes sociais; o perigo (e violência) no trânsito; a consciência dos políticos para com o povo; etc...
"VAMOS DESPERTAR E TRABALHAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DE NOSSOS ALUNOS."

A COORDENAÇÃO DOS ANOS INICIAIS INDICA: LEITURA FAZ BEM AOS PEQUENINOS!!!!

2º ENCONTRO COM PROFESSORES DO 5º ANO!!!!!!!

Em virtude de problemas alheios à nossa vontade, o 2º encontro com os professores do 5º ano acontecerá no CIEP 136. A data e o horário permanecem os mesmos ( 26/10/11 - 9h às 15h).
    Por favor, divulguem!!!!!!!

ATENÇÃO ORIENTADORES PEDAGÓGICOS!!!

 Gostaríamos de reafirmar que as informações contidas no ofício n°698, o qual estabelece as datas 06/10/11 para a aplicação do simulado e 18/10/11 para a ENTREGA, APENAS,DOS RESULTADOS continuam válidas.
 Contamos com a colaboração de todos!!

 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dia do Mar: 12 de outubro

Você sabia que no dia 12 de outubro se comemora o Dia do Mar? E que cerca de 71% da superfície da terra é coberta pelo mar? O mar representa uma importante fonte de alimento, emprego, energia e divisas para as nações com aberturas na costa marítima. Sendo assim, as questões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental para o povo brasileiro.
Quando se pensa em recursos do mar, imediatamente se associam tais pensamentos com os produtos da pesca, tais como peixes, camarões, lagostas ou com os recursos de lazer como praias, mergulho, náutica; porém, as riquezas marinhas utilizáveis pelo homem são muito maiores.
A grande riqueza genética dos ecossistemas marinhos representa um imenso potencial pesqueiro, biotecnológico, mineral e energético. Estes recursos devem ser considerados patrimônio natural e econômico do país e não devem ser desperdiçados através da degradação ambiental e exploração excessiva a ponto de comprometer a sustentabilidade a médio e a longo prazo.
Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos EUA estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (sem querer ou intencionalmente) nos oceanos todos os anos. (ambientebrasil)

12 DE OUTUBRO

Dia Nacional da Leitura.


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acaba de sancionar a Lei nº 11.889 de 2008, que institui o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. O texto foi publicado na edição do dia 9 de janeiro de 2009 do Diário Oficial da União.

De acordo com a lei, o Dia Nacional da Leitura será comemorado em 12 de outubro. Já a Semana Nacional da Leitura e da Literatura será aquela em que recair o Dia Nacional da Leitura. Os dois marcos serão celebrados em todo o território nacional.

O texto é resultado do Projeto de Lei do Senado (PLS) 539/07, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF). De acordo com ele, a proposição visa valorizar e fomentar a convivência da sociedade brasileira com a produção literária do país por intermédio da inserção no calendário brasileiro de uma semana especialmente dedicada à literatura e, como desdobramento natural, de um dia devotado à leitura.

O texto completo da nova lei pode ser acessado no URL:

11 DE OUTUBRO

DIA DO DEFICIENTE FÍSICO

Dia
 do Deficiente Físico Pela ordem, as deficiências mais comuns são visual, motora, auditiva e mental.
Multiplicam-se as iniciativas de apoio ao deficiente e defesa de seus diretos. A luta de todos nós pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente digital, entre outros, representa um grande exemplo de solidariedade.
O acesso dos deficientes à cidadania, à educação e ao mercado de trabalho, de forma a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, é também uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade.

Dia Mundial dos Animais – 05 de outubro



  • Por que o dia Mundial dos Animais é dia 5 de outubro ?
Porque este é o dia de São Francisco de Assis, o Protetor dos Animais.

  • Por que foi criado o Dia Mundial dos Animais ?
Para nos lembrar de pensar nos animais que compartilham o planeta Terra conosco.

  • Os animais estão precisando de ajuda ?
Sim, cada um de nós pode fazer alguma coisa para ajudar a protegê-los.
    • nas cidades : cuidar e proteger os animais de estimação, com alimentação, abrigo, cuidados veterinários, não deixando eles se reproduzirem se não temos condições de cuidar dos filhotes, e explicando para todos que não se pode abandonar animais sozinhos nas ruas, que eles não se viram sozinhos e correm muitos perigos.
    • nas florestas : não retirando os animais de seu habitat natural, ajudando a preservar os ecossistemas, a limpeza das águas dos rios; combatendo a poluição e o desmatamento, as queimadas.
    • respeitando os animais não-domesticados que convivem conosco nas cidades, como pardais, lagartixas, corujas, sapos, morcegos, e tantos outros, eles são importantes para o equilíbrio natural.
    • pesquisando mais sobre os animais e suas necessidades
    • usando a criatividade e a imaginação

Procure saber se em sua cidade existem ongs protetoras de animais, converse com as pessoas envolvidas, conheça mais sobre o trabalho que desenvolvem.

DIA NACIONAL DO VEREADOR

   01 de Outubro

De acordo com a Constituição brasileira, de 5 de outubro de 1988, os vereadores são eleitos para mandato de quatro anos.
O número de vereadores deverá ser proporcional à população do município e o seu subsídio será em torno de 75% do subsídio recebido pelos deputados estaduais, com a seguinte ressalva: não poderá ultrapassar, no total, o montante de 5% da receita do município.
Depois de eleito, o vereador toma posse do cargo publicamente e jura cumprir a Constituição federal, a Constituição estadual e a Lei Orgânica do Município, em favor do povo.
A função do vereador é apresentar projetos de lei, votar a favor ou contra projetos de lei dos outros vereadores ou do prefeito, defender estes ou não, fiscalizar os atos do prefeito, como também verificar se as verbas estão sendo utilizadas de modo correto, se as obras estão sendo bem realizadas, ou seja, se o Poder Executivo está aplicando devidamente o dinheiro da municipalidade, sempre trabalhando para a construção de uma sociedade em que haja igualdade, liberdade, justiça e solidariedade.
O conjunto dos vereadores é chamado da Câmara Municipal, que é dirigida pelo presidente da Câmara, eleito pelos seus pares. É ele quem abre e encerra as sessões e gerencia os servidores, os veículos e todos os setores pertencentes à Câmara.
Fonte: www.paulinas.org.br

VELHO OU IDOSO?


A população mundial está sendo composta por gente chegando à velhice com tamanha força de vida que, pela primeira vez na história, o número de idosos vai ultrapassar o de crianças (indivíduos considerados até 14 anos) registrando-se pessoas com mais de 60 anos chegando a dois bilhões até 2040. Conforme estudos da ONU, também constatamos previsões interessantes quando diz que desde 1950 a expectativa de vida no planeta aumentou 30 anos. A população mais velha está ficando ela própria mais velha, e os mais velhos entre os mais velhos – o grupo de 80 anos – são aqueles cujo número mais cresce, perfazendo hoje 12% dos acima de 60 anos, projetando então que por volta de 2050, 21% dos velhos terão 80 anos ou mais, e o número de centenários irá crescer acentuadamente, passando dos aproximadamente 320 mil de hoje para cerca de 3,2 milhões... Acredito com boa margem de segurança que o resultado do censo ora em curso desenvolvido pelo governo brasileiro, vai nos mostrar realidades intrigantes.

Posso parecer um sentimental fora de época, mas continuo convicto ser o sentimento dentro de nosso coração que faz a distinção entre VELHO e IDOSO. Embora muitos insensíveis vejam essas duas palavras, como sinônimos. Para mim IDOSO é aquele ser humano que chegou a determinada idade, e, embora com capacidade para produzir, a Lei e as boas famílias lhe asseguram um descanso alegre, com liberdade e muito amor. VELHO é aquele ser humano que chegou à determinada idade e, embora lúcido, capaz de ainda produzir, é jogado entre quatro paredes pelos filhos, que só conseguem encontrar defeitos naquele que é exemplo de experiência e amor; IDOSO é aquele que é encontrado nos principais locais da cidade, alegre, vendendo saúde, com muita vontade de viver mais e mais!
VELHO muitas vezes ocupa uma residência de luxo, finamente decorada, mas gelada, igual ao sangue que corre nas veias de seus “algozes”. IDOSO participa das reuniões familiares, fala muito, conta histórias, dá conselhos e é amado por todos que tentam cada vez mais estarem ao lado da pessoa tão preparada pela vida. VELHO está à margem do que acontece num lar, sendo encontrado ao lado de um fogão, ou mesmo confinado num quarto, enquanto ali acontecem grandes reuniões.
IDOSO tem vontade de votar, embora a Lei faculte o direito de não mais necessitar exercer este dever cívico. VELHO é quem está louco para que a vida termine, nem sabe o que se passa pelo Brasil ou pelo mundo, usufruindo quando muito a companhia de um rádio ou uma televisão...
Adelindo Kfoury
DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE - 1/Outubro
       Pela legislação brasileira, são considerados idosos todos aqueles maiores de 60 anos de idade.O idoso não é velho, mas sim uma pessoa vivida, com muita sabedoria e inteligência para lidar com os problemas do dia-a-dia. No Brasil existe atualmente o Estatuto do Idoso, aprovado pela Comissão Diretora do Senado Federal em 23 de Setembro de 2003. O estatuto foi criado para assegurar os direitos destas pessoas que ao longo de suas vidas construíram e melhoraram nossa sociedade para que hoje possamos desfrutar dos avanços conquistados.

DATAS COMEMORATIVAS DE OUTUBRO


01 · Dia Internacional da Terceira Idade
1º · Dia de Santa Terezinha
1º · Dia do Vendedor
1º · Dia Nacional do Vereador
03 · Dia Mundial do Dentista
03 · Dia do Petróleo Brasileiro
03 · Dia das Abelhas
04 · Dia da Natureza
04 · Dia do Barman
04 · Dia do Cão
04 · Dia do Poeta
04 · Dia de São Francisco de Assis
05 · Dia das Aves
05 · Dia Mundial dos Animais
07 · Dia do Compositor
08 · Dia do Nordestino
09. Dia do Açougueiro e profissionais do setor
10 · Semana da Ciência e Tecnologia
10 · Dia Mundial do Lions Clube
11 · Dia do Deficiente Físico
11 · Dia do Teatro Municipal
12 · Dia de Nossa Senhora Aparecida
12 · Dia da Criança
12 · Dia do Atletismo
12 · Dia do Engenheiro Agrônomo
12 · Dia do Mar
12 · Dia do Descobrimento da América
12. Dia do Corretor de Seguros
12. Dia Nacional da Leitura
13 . Dia do Terapeuta Ocupacional
13 · Dia do Fisioterapeuta
14 · Dia Nacional da Pecuária
 15 · Dia do Normalista
15 · Dia do Professor
16 · Dia Mundial da Alimentação
16 · Dia da Ciência e Tecnologia
16. Dia do Anestesiologista
17 · Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
17 · Dia do Eletricista
18 · Dia do Médico
18 · Dia do Estivador
18 · Dia do Securitário
18 · Dia do Pintor
19 . Dia do Profissional da Informática
20 . Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
20 . Dia do Arquivista
21 · Dia do Contato
21 . Dia Nacional do Economista Doméstico
23 · Dia da Força Aérea Brasileira e do Aviador
24 · Dia das Nações Unidas – ONU
25 · Dia da Democracia
25 · Dia do Dentista Brasileiro
25 · Dia do Sapateiro
28 · Dia de São Judas Tadeu
28 · Dia do Funcionário Público
29 · Dia Nacional do Livro
30 · Dia do Balconista
30 · Dia do Comerciário
30 . Dia do Fisiculturista
31 · Dia Mundial do Comissário de Vôo
31 · Dia das Bruxas - Halloween

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATENÇÃO O.Ps!!!!!!!!

VOCÊS ESTÃO CONVIDADAS PARA O 2º ENCONTRO COM OS PROFESSORES DO 5º ANO NO CIEP 028 CABANA. SERÁ DIA 26/10/11 DE 9H ÀS 15H.

  ESTE SERÁ O MOMENTO DE AVALIARMOS O DESEMPENHO DOS NOSSOS ALUNOS NO 1º SIMULADO.
   FICAREMOS FELIZES COM SUA PRESENÇA!!!!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"ATENÇÃO PARA A PROVA BRASIL"

FIQUEM DE OLHO! ESTA CHEGANDO O DIA DA APLICAÇÃO DO 1º SIMULADO DO PROJETO  "DE OLHO NA PROVA BRASIL". ELE ACONTECERÁ NO DIA 06 DE OUTUBRO E, A ENTREGA DOS RESULTADOS DEVERÁ SER FEITA ATÉ O DIA 18 DO MESMO MÊS.

2º ENCONTRO COM PROFESSORES DO 5º ANO

NO DIA 26 DE OUTUBRO ESTAREMOS NOVAMENTE NO CIEP 028 - DE 9H AS 15H - PARA O 2º ENCONTRO COM OS PROFESSORES DO 5º ANO.
NESTE DIA IREMOS LEVAR NOVAS SUGESTÕES PARA A CONTINUIDADE DO PROJETO E, TAMBÉM, IREMOS FAZER UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SIMULADO.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TRABALHO COM JORNAL


FINALIDADE DAS ATIVIDADES
  • Possibilitar ao professor oportunidades para subsidiar trabalhos mais criativos, menos cansativos, com conteúdos simples e acessíveis.
  • Utilizar o jornal como material didático na resolução de atividades.
  • Incentivar professores e alunos a leram jornais com mais atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos).
  • Valorizar um material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.
  • Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.
  • Desenvolver o lúdico, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia do prazer.
  • Resgatar a auto–estima do aluno.
  • Utilizar textos pequenos e agradáveis para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
  • Incentivar professores e alunos a buscarem novas dinâmicas de acordo com as atividades propostas.
  • Estimular professores na adaptação das atividades (se ele é do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio) a escolha é dele.
  • Ler o jornal e verificar se nos textos existem palavras que o povo usa, se há presença de gírias, se existem palavras que são rebuscadas nos livros didáticos, técnicos, científicos e que sejam usadas em ocasiões formais.
  • Identificar se o texto usa uma linguagem popular ou a linguagem culta.
  • Verificar a presença no texto de frases que tenham o sentido denotativo e conotativo.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  1. Pesquisar frases: históricas, filosóficas e religiosas conhecidas no Brasil e no mundo.
  2. Colocar o nome do autor e algumas informações sobre sua vida.
  3. Confeccionar um mural com frases de otimismo.

HORÓSCOPO DA AMIZADE
  1. Escolha a pessoa que você mais gosta da classe.
  2. Leia os signos do jornal.
  3. Veja qual o signo do seu amigo, trace o seu perfil (qualidades, sonhos, objetivos e realizações).
  4. Apresente o seu amigo na classe.
  5. Escolha os melhores signos (trabalhos).
  6. Elabore o "horóscopo da amizade".
  7. Expor na classe.

TRABALHANDO COM FOTOGRAFIAS – PAISAGENS
  1. Que emoção a foto desperta em você?
  2. Que recordações?
  3. Observe minuciosamente a cena retratada.
  4. Qual é o tema da foto?
  5. Desenvolva o tema.
  6. Selecione outras fotos de jornal que você tenha bastante interesse (praias, lagos, cidades, paisagens).
  7. Faça uma exposição das mais belas fotos.

MANCHETES
  1. Trabalhar os termos essenciais da oração: sujeito e predicado.
  2. Criar uma nova manchete.
  3. Classificar os tipos de sujeito.
  4. Classificar os tipos de predicado.
  5. Formar outras frases com recortes de jornal onde se identifiquem os tipos de predicado.
  6. Elaborar textos tendo como títulos as manchetes.
Fonte: www.se.df.gov.br

MAIS SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM TEXTOS


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 
Leitura e escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu necessidade de ampliar suas formas de comunicação, andaram juntas. Não se concebe na atualidade, atividades de leitura e escrita de forma dissociada. Assim, para que o aluno seja um bom escritor é necessário que ele seja também um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e critica, algo lido. Desta forma, além das atividades de produção de textos propriamente ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar atento a quatro aspectos que o leitor atende quando lê: percepção da palavra, compreensão, reação e integração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos além de RECONHECER a palavra escrita devem COMPREENDER o que leu, isto é, ligar a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, o que significa gostar ou não do que leu, o que denota subjetividade; INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu com outras partes do texto e com as suas experiências anteriores sobre o assunto.
Isto ocorrendo vai favorecer o desempenho do aluno enquanto produtor de um texto.
Além das atividades de leitura, que envolvem situações de interpretação, desenvolvimento da linguagem oral (saber ouvir e falar), quando trabalhamos produção de texto com nossos alunos devemos estar atentos a alguns aspectos importantes para que eles sejam capazes de produzir textos originais, criativos, coesos, coerentes.
Dessa forma, para um bom desempenho do aluno em situações de leitura e produção de texto faz-se necessário promover o desenvolvimento da sua capacidade de criação, de observação, de reflexão,de discriminação, de participação, de cooperatividade, de decisão e de ação. Como sugestões para que isto ocorra apresentamos as seguintes atividades:

. PARA DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO:
- Narre, para seus alunos, o final de um filme e peça que eles imaginem o início.
- Selecione gravuras de uma história completa. Retire uma das cenas para os alunos
recomporem de outras maneiras a história apresentada
- Peça seus alunos para:
 observar o ambiente da sala de aula. Do ambiente ele deverá escolher um objeto (enfeites, materiais escolares, móveis...) e descrever o que ele representa, como ele se sente, qual sua finalidade, etc.;
Imaginar e escrever sobre:
 Como as pessoas viveriam em casas só de vidro?
 Como seria o mundo se todas as coisas fossem vermelhas?
 O que aconteceria se as bicicletas fossem os únicos veículos de uma cidade?
 Como seria o mundo se os pássaros vivessem só em gaiolas?
 Se pudesse morar na lua ou em marte? Qual desses lugares escolheria? Quando
mudaria para lá? O que e quem levaria?

- Solicitar aos alunos:
 Criar um personagem fundamentado no real ou na fantasia. A professora dá o
roteiro conforme achar conveniente.
a) Exemplo de roteiro:
Peso e altura:
Cor da pele e dos olhos:
Idade:
Local onde mora (cidade, campo, praia):
Companheiros:
Profissão:
De que mais gosta:
De que menos gosta:
Está longe ou perto:
Qual seu objetivo:
Como se comporta diante da chegada de uma pessoa:
. A partir do roteiro, o aluno poderá desenhar o personagem e, usando o código verbal escrito, criar um texto.
. Organizar por escrito uma festa de aniversário

Imaginar e escrever um diálogo entre:
- Duas pessoas
- O rio e um barco
- Uma porta e uma janela
- O lápis e o caderno
- A mãe e o filho
- A professora e o aluno
- A chuva e o vento
- A lua e a noite
- O sol e o dia
- O sorriso e a lágrima

Informação para o professor: Antes de sugerir que o aluno escreva um diálogo o professor  deve ter o cuidado de apresentar situações orais e leitura de diálogos para exploração do  assunto, pontuação, con-ceito. Deve ainda, coletivamente, criar diálogos escritos.
. PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO ORIGINAL E FLUENTE:
Peça a seus alunos para:
- Completar frases,oralmente, relacionando a qualidade ao nome.
Exemplo: (A primeira frase já está completa)
 Ligeiro como um coelho.
 Ensolarado como_________________.
 Brilhante como___________________.
 Feliz como______________________.
 Alto como_______________________.
 Baixo como_____________________.
 Macio como_____________________.
 Barulhento como_________________.
 Silencioso como__________________ .

- Narre acontecimentos para seus alunos solicitando que eles se imaginem como sendo girassol, estrela, nuvem, coelho, árvore, carro, computador, telefone, etc.
Exemplo: Você é uma flor. De que cor você é? Por qual nome você é conhecida? De onde veio? Quem te colocou onde você se encontra? Você é feliz? Sim?, Não? Por que? Fale sobre o lugar onde você está (Num jardim, numa floricultura, nas mãos de alguém, num vaso, desenhada em uma folha de caderno?)
PARA DESENVOLVER A COMPLEXIDADE E ELABORAÇÃO DE IDÉIAS:
Para desenvolver a complexidade e a elaboração de idéias é necessário que o aluno adquira a habilidade de pesquisa, e as atividades, a seguir, poderão ajudar.
      - Jornal falado: Peça a seus alunos para ouvir um noticiário da rádio ou da televisão, escolher as noticias que achar mais interessantes, escreve-las e escolher uma forma interessante para  apresentá-la aos colegas, como um locutor.
- Entrevista: Escolher uma pessoa e entrevistá-la.
Exemplos: - Entrevistar a mamãe, o papai ou os avós sobre os costumes deles em anos anteriores, o aspecto da cidade, os recursos de comunicação e produzir um texto com as informações coletadas.  
- Entrevistar o Diretor da escola, o Supervisor, um Professor, outros funcionários ou os colegas sobre sua o-
pinião a respeito de determinado assunto.


. PARA DESENVOLVER A OBSERVAÇÃO:
Pedir aos alunos para:
- Olhar para a sala, observando e procurando descobrir um detalhe antes não percebido e
escrever sobre ele;
      - Olhar para as mãos, explora-la (aberta, fechada, palma, dedos, articulações,unhas) e procurar descobrir aspectos antes ignorados. Escrever sobre o aspecto descoberto, senão encontrar nenhum aspecto novo, fazer uma narrativa da atividade de observação.
- Observe sua rua depois de uma chuva. Como ela fica? Escreva sobre o que observou.

. PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE:
Para desenvolver a criatividade o professor poderá fazer uso de alguns jogos como os
apresentados abaixo
- Escrever frases só com palavras começadas com a letra “B”;
     - Escrever o maior número de frases com 7 palavras apresentadas, sem acrescentar palavras novas. O tempo para formar as frases deve ser marcado pelo professor.As frases formadas devem ter sentido;
Muitas outras atividades com textos diversos como: poemas, narrativas, textos científicos, receitas, notícias de jornais e revistas, panfletos, anúncios são possíveis de ser desenvolvidas com seus alunos. Coloque sua criatividade em prática e verá como é fácil trabalhar leitura e produção de texto com seus alunos.
Rozalina

Fonte de pesquisa: www.scribd.com