FELIZ DIA DAS MÃES


Recados


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


02-Dia Nacional do Turismo
02-Dia da Oração
03-Dia do Meteorologista
05-Dia do Filatelista Brasileiro
07-Dia do Fuzileiros Navais
08-Dia Internacional da Mulher
08-Dia da criação da Casa da Moeda do Brasil
10-Dia do Telefone
10-Dia do Sogro
12-Aniversário de Recife (469 anos) e Olinda (471 anos)
12-Dia do Bibliotecário
14-Dia do Vendedor de Livros
14-Dia Nacional da Poesia
14-Dia dos Animais
15-Dia da Escola
15-Dia Mundial do Consumidor
19-Dia de São José
19-Dia do Carpinteiro
19-Dia do Marceneiro
20-Início do outono
20-Dia do contador de Histórias
21-Dia Universal do Teatro
21-Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
21-Dia internacional da síndrome de down.
22-Dia Mundial da Água
23-Dia Mundial da Meteorologia
26-Dia do Cacau
27-Dia do Circo
28-Dia do Diagramador
28-Dia do Revisor
30-Dia Mundial da Juventude
31-Dia da Integração Nacional
31-Dia da Saúde e Nutrição
31-Aniversário do Golpe Militar - 1964

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fazendo Arte!!

Aprenda fazer papel maché


o    Jornal picado em grande quantidade
o    Cola Branca
o    Água
o    Vinagre
o    Liquidificador
o    Peneira
Pique o jornal em pedaços pequenos.
Deixe de molho na água por pelo menos 24 horas.
São 3 partes de água para uma parte de papel.
Junte um colher de sopa de vinagre para cada meio balde de papel picado.
De preferência, bata a massa no liquidificador, no modo pulsar, parando e batendo. Se não for possível, use um ralo grosso e desmanche o papel até formar uma massa homogênea.
Coloque a massa na peneira para escorrer a água.
Tire o excesso de água torcendo com a toalha.
Esfarele a papa numa bacia e junte a cola branca na proporção de 30 gramas de cola para cada 500 gramas de papel.
Se você usar cola caseira, não esqueça de adicionar desinfetante, para a massa não apodrecer.
Abra a massa com um rolo e comece a trabalhar a sua peça.
Obs: Uma boa sugestão para criar máscaras de carnaval e bonecos gigantes( bonecos de Olinda)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

1ª REUNIÃO COM OP'S - 2012

Comunicamos que, com as mudanças no calendário para 2012, nossa reunião do dia 14 foi cancelada. Desta forma, estaremos enviando o material para as suas respectivas Unidades Escolares.

Caso haja alguma dúvida estaremos aguardando o seu comparecimento na SEMED, nos seguintes horários:  3ª, 4ª e 5ª de 09h às 15h - 2ª e 6ª de 13h às 15h.


Aproveitamos, também, para comunicar a chegada da profª Nuzia, como cooperadora da Coord. dos Anos Iniciais

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

1ª REUNIÃO COM OP'S - 2012

ATENÇÃO:
Nossa primeira reunião acontecerá no dia 14 de fevereiro, no CIEP 136 - às 13h. Comunicamos que mudanças ocorreram. E, por este motivo, é essencial a presença das OP'S dos Anos Iniciais de todas as escolas da rede. Entre vários assuntos iremos tratar, principalmente, sobre as mudanças dos Conteúdos Essenciais e Relatório Individual. Por favor, tragam os seus respectivos pen drives.

Solicitamos colaboração para um lanche partilhado.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

DINÂMICA PARA OS 4º E 5º ANOS DE ESCOLARIDADES

Dinâmica Inicio do Ano Letivo - O país imaginário - Normas e Regras para Alunos

Essa dinâmica para o inicio de ano letivo tem por objetivo levar as alunos a perceberem que os direitos também são baseados em necessidades. Desenvolve o relacionamento interpessoal, comunicação e responsabilidade.
Materiais: Folhas de papel; marcadores.
Procedimento: Os professores dividem as os alunos em grupos de 5 e lêem o seguinte texto:
"Imagina que descobriras um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia leis nem regras. Tu e os outros membros do teu grupo serão os pioneiros nesta nova terra. Não sabes que tipo de estatuto vais ter lá.”
Individualmente, o aluno escreve uma lista com três direitos que pensa serem essenciais para toda as pessoas que vão habitar este país.
Assim, o professor pede para as pessoas partilharem o que escreveram e concordarem numa lista de 10 direitos que o grupo ache que devam ser garantidos.
Eles deverão dar um nome ao país e escrever numa grande folha de papel juntamente com a sua lista.
Cada grupo apresenta a sua lista aos outros estudantes.
Se houver direitos que surjam repetidos o professor ou educador deverá assinalar com uma cruz.
Depois de todos os grupos terem apresentado, o professor pede para as pessoas encontrarem (se houver) direitos que se contradigam.
Dicas: Questões para discussão:
Será que esta lista pode ser totalmente racionalizada?
Poderão direitos semelhantes estar agrupados em conjunto?
Quão perto da realidade estará esta lista?
No que o grupo se baseou para construir a lista?
Como ocorreu o trabalho nos grupos?
Como avaliam a atividade?
Que lições e aprendizagens podem levar desta vivência?
Observar se os alunos tem boa imaginação e se ocorreu identificação entre os participantes da dinâmica.
Dia Nacional do Livro Didático

27 de Fevereiro

O livro faz toda a diferença na formação de uma criança.
Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.
"O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana.
Dia Nacional do Livro Didático
Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras.
Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento".
Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br

HISTÓRIA DO CARNAVAL

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro, como, por exemplo, Rei momo, pierrô, colombina, etc.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram nessa época, mas tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem aos carros alegóricos.

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).

A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciaram os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.

A Região Nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.

Entre as muitas datas especiais durante o ano mas uma que certamente é muito importante: o Dia da Amizade, que é comemorada no dia 14 de fevereiro, certamente todos os dias são especiais e ótimos para lembrar-se dos nossos amigos, mas que tal uma mensagem ou frase especial para o dia da amizade.
AMIZADE
É difícil e raro encontrar um amigo fiel, um amigo de verdade. Mas existem algumas regras que podem nos ajudar a conquistar e preservar uma amizade preciosa.
Regra número 1: Se quiserem ter amizades longas, procurem ter memória curta.
Regra número 2: Se procurarem amigos sem defeitos, não terão nenhum amigo.
Regra número 3: Seu melhor amigo é aquele que traz à tona o que há de melhor em você.
Regra número 4: Um amigo é alguém que compreende seu passado, acredita em seu futuro e o aceita hoje, do jeito que você é.
Regra número 5: A amizade não deve ser vista como algo que recebemos e sim como algo que oferecemos.
Regra número 6: É bom ter um amigo para compartilhar as tristezas; mas é indispensável ter um amigo para compartilhar as alegrias.
Regra número 7: Ninguém é tão auto-suficiente que não precise de um amigo.
Não há maior riqueza no mundo, do que ter bons amigos.
Mas não nos esqueçamos que: para se ter um amigo, é preciso ser um bom amigo.
Muita gente se esquece, mas a amizade é uma estrada de duas mãos.
Autor: Rabino Henry I. Sobel
Enviado por: J.E.O.Bruno

DATAS COMEMORATIVAS


01 . Dia do Publicitário
02 · Dia do Agente Fiscal
02 · Dia de Iemanjá
05 · Dia do Datiloscopista
07 · Dia do Gráfico
09 · Dia do Zelador
10 . Dia do Atleta Profissional
11 · Dia Mundial do Enfermo
14 · Dia da Amizade
16 · Dia do Repórter
19 · Dia do Esportista
21 · Dia da Conquista do Monte Castelo (1945)
21 . Carnaval 
21 · Data Festiva do Exército
22. Dia do Auxiliar de Serviços Gerais
23 · Dia do Rotaryano
24 · Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)
25 · Dia da criação do Ministério das Comunicações
27 · Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
27 . Dia Nacional do Livro Didático

BOAS-VINDAS

Boas-vindas bem planejadas
Como garantir a acolhida dos alunos nos primeiros dias de aula para estabelecer o vínculo com a escola
Depois de planejar com a equipe gestora, os docentes e os funcionários como será o ano na sua escola, reserve um período da semana pedagógica para organizar a recepção dos alunos na primeira semana de aula. Os professores já terão informações sobre as turmas para as quais darão aulas e isso certamente ajudará nas relações que se estabelecerão no início do ano letivo. Com todo o grupo, pense nos detalhes que farão com que os alunos se sintam acolhidos e formem (ou fortaleçam) os laços afetivos com a escola - condição importante para que a aprendizagem aconteça. A seguir, uma pauta para você discutir com a equipe:

1. Organização das salas
Antes de os alunos chegarem, combine com professores e funcionários a maneira como a sala de aula deve estar organizada. No primeiro dia, as formações circulares facilitam a integração e por isso são mais indicadas do que fileiras (que não favorecem a socialização). Nas salas da Educação Infantil, aconselha-se a organizar cantos de brincadeiras) - para ajudar a entreter as crianças antes que a turma esteja completa e também já iniciando um processo de socialização e aprendizagem. A coordenação pedagógica, junto com os professores de cada turma, poderá decidir quais cantos são mais interessantes para as diversas faixas etárias.

2. Recepção
Decidam em conjunto o local em que cada um receberá os alunos. A sugestão é que a equipe gestora fique no portão para cumprimentar não somente as crianças e os jovens mas também os pais que costumam acompanhar os filhos à escola. Os professores podem esperar pelos alunos na porta da sala de aula. Combine com os funcionários de apoio que eles se posicionem nos corredores e em locais em que possam ajudar a informar a localização de cada classe ou ainda orientar sobre o caminho para os banheiros, o bebedouro etc. e outras dúvidas que os estudantes possam ter.

3. Apresentação em sala de aula
Reflita com os professores sobre a importância de apresentar os novos alunos aos demais antes do início dos trabalhos. Peça aos docentes que estimulem a criança a falar um pouco sobre ele mesmo, seu histórico e sua relação com os estudos. Depois, todos podem contar o que fizeram durante as férias. Os professores podem contribuir dando ideias para organizar esse momento e apresentar maneiras de fazer isso. Exemplos: cada aluno pode contar sobre algo que aprendeu nas férias, um lugar que visitou, uma história que leu ou assistiu. Entre os mais velhos, também é interessante falar dos planos que têm para o ano, o que pode incluir um curso ou uma atividade extra ou estudar para o vestibular.

4. Tutoria dos veteranos
É comum que os alunos novos demorem um pouco para se enturmar com um grupo já formado. Para facilitar esse período, adote um sistema de tutoria em que um colega da turma que já estuda na escola há mais tempo mostre ao novato todos os departamentos, o acompanhe e oriente em relação aos procedimentos da escola e tire suas dúvidas. Esse acompanhamento pode variar de uma semana a um mês. Algumas escolas marcam o início das aulas para os novatos um ou dois dias depois do início oficial das aulas. Nesses dias, o professor dá informações sobre o novo colega que vai chegar (nome, de onde ele vem, o que fazem os pais etc.) e escolhe o aluno que fará a tutoria. Em instituições em que há grêmio estudantil, essa recepção pode ser feita por um membro da entidade.

5. Primeiro contato com cada setor
Reforce também a importância dos funcionários de apoio e administrativos serem receptivos com todos e especialmente solícitos com quem ainda não conhece as dependências e rotina da unidade. Estude a hipótese de a classe do primeiro ano - em que todos devem ser novos - fazer uma excursão pela escola com paradas em cada setor para que um responsável da área explique o funcionamento da cantina, da biblioteca, da secretaria, etc. Algumas escolas marcam o início das aulas em dias diferentes para cada três ou quatro turmas para que todos os funcionários deem atenção a chegada de todos.

6. Aulas inaugurais diferenciadas
As primeiras aulas devem apresentar os conteúdos que serão trabalhados durante um período (bimestre, trimestre ou semestre), de acordo com o que foi planejado na semana pedagógica. Uma maneira de apresentar os projetos que serão desenvolvidos é mostrar à turma os trabalhos feitos sobre o tema em anos anteriores. Ao coordenador pedagógico, cabe orientar os professores para que façam uma avaliação inicial antes de introduzir cada conteúdo. As perguntas, quando bem elaboradas, além de dar uma noção precisa do que cada aluno sabe sobre o tema e de que ponto os professores podem avançar, servem para despertar a curiosidade e dar uma prévia do que as crianças aprenderão durante o projeto.

7. Regras bem compreendidas
Decida com a equipe, também no final da semana pedagógica, quem apresentará o estatuto da escola - e como - e em que momentos serão feitos os combinados entre professores e alunos. O próprio diretor pode ter essa função. Para isso, ele precisará ir de sala em sala, se apresentando, dando as boas vindas e explicando algumas regras de convivência já em vigor - que devem ser transmitidas de forma que os alunos entendam porque elas existem. Uma sugestão é partir dos direitos de cada um para os deveres de todos. Por exemplo: todo estudante tem direito a material didático de qualidade, para isso cada um deve cuidar bem dos livros que usará naquele ano para que eles possam ser reutilizados no próximo. É importante gastar alguns minutos com o assunto logo nos primeiros dias de aula, antes que as situações em que caberia o uso de determinadas regras ocorram. Com as regras gerais conhecidas, cada professor pode organizar com a uma turma os combinados internos. Para isso é preciso ouvir os alunos e sistematizar as discussões, chegando a normas internas para cada grupo.
Publicado em NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, Edição 005, Dezembro de 2009 / Janeiro 2010, Título original: Boas-vindas bem planejadas